Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) chega à 10ª edição com a inscrição de 195 mil estudantes de 659 escolas públicas tocantinenses. Ao todo, no Brasil, está prevista a participação de mais de 18 milhões de alunos de 46 mil unidades escolares. Realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), a Obmep tem o objetivo de estimular o aprendizado na disciplina e descobrir novos talentos.

O estudante Rodrigo Folha Moreira, 17 anos, aluno do 3º ano do Ensino Médio no Centro de Ensino Médio Tiradentes, em Palmas, participa da Olimpíada desde o 4º ano do ensino fundamental. Para ele, a competição estimula o aprendizado da matemática. “As questões da Obmep trazem desafios que nos fazem estudar mais para resolvê-las e com isso, aprendemos mais”, afirmou.

Para o educador Willian Carlos de Sousa, um dos coordenadores regionais da olimpíada no Tocantins, a Olimpíada promove  não apenas o ensino de matemática nas escolas, como também é referência para seleção de estudantes em programas científicos. “Ponto importante é que os alunos premiados participam do PIC [Programa de Iniciação Científica da Obmep], com aulas nos polos e, com isso, têm oportunidade de ampliar o conhecimento sobre a matemática”, explicou.

PIC

Os premiados na Obmep, além de medalhas, recebem a oportunidade de participar do Programa de Iniciação Científica. No programa o objetivo é despertar no aluno o gosto pela área de Ciências Exatas. No Tocantins, atualmente, 62 alunos participam do PIC em Araguaína, Araguatins, Gurupi e Palmas.

Um deles é o estudante Gabriel Oliveira Fernandes, de 13 anos, aluno do 7º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Vale do Sol, em Palmas. Bronze na olimpíada do ano passado, ele participa do PIC e garante que o programa o ajuda a ampliar os conhecimentos na área. “Gosto de Matemática, aproveito as horas vagas para estudar e estou me preparando para a prova da próxima etapa que será em setembro. Participar do PIC está sendo importante para aprender mais e ter contato com alunos de outras escolas”, ressaltou.

Olimpíada

A primeira etapa das provas da olimpíada de Matemática para as escolas públicas foi realizada no dia 27 de maio. Conforme a organização do evento, a lista dos classificados para a segunda fase da competição será publicada no dia 13 de agosto. As provas referentes a esta etapa estão previstas para o dia 13 de setembro.

A Obmep é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada. Neste ano serão distribuídas 6.500 medalhas, sendo 500 de ouro, 1.500 de prata e 4.500 de bronze, além de 46.200 menções honrosas para os alunos que obtiverem boas notas e não forem medalhistas. (Ascom Seduc)