Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Turismo & Lazer

Foto: Olga Cavalcante

 Na 58ª reunião ordinária do Forum Estadual de Turismo-Foestur, que aconteceu na última quarta-feira, 18, na Agência de Desenvolvimento Turístico do Tocantins-(Adtur), a presidente Adriana Ramos apresentou a situação atual dos projetos em curso no órgão, destacando os de Turismo de Base Comunitária nas comunidades do Mumbuca e Prata, no Jalapão, e de Arvorismo no Parque Estadual do Cantão, em parceria com a Secretaria do Planejamento e Naturatins através do Projeto de Desenvolvimento Regional Integrado (PDRIS).

Também foi passado ao colegiado a vinda de missão da Confederação Andina de Fomento-CAF, para audiência com o Governador Sandoval Lobo, possivelmente em agosto. Na agenda, deverá ser tratado com o Governador o financiamento de 240 milhões de reais do Prodetur, programa do Governo federal, através do Ministério do Turismo, em que o Tocantins pleiteia financiamento para aplicação na infraestrutura turística, inclusive entrando como contrapartida a implantação da estrada TO 030, que liga Novo Acordo a São Félix no Jalapão, retomada recentemente.

Outra obra em andamento é a expansão do Projeto Orla da Praia da Graciosa, em Palmas, com recursos  do MTur. A elaboração do projeto está em fase de finalização pela construtora que ganhou a licitação, e o próximo passo é a aprovação da Caixa Econômica, agente financeira responsável pelo pagamento.

Os participantes do Forum conheceram o projeto Temporada de Praias Rota do Sol 2014, em 78 municípios tocantinenses, que está levando apoio às estruturas de praias para receber os visitantes neste mês de Julho. No período, a Adtur vai realizar pesquisa nas praias de maior fluxo turístico no Estado e na fazenda Triago, no Jalapão, onde ficam a cachoeira da Velha e Prainha.

Em Mateiros, no Jalapão, um dos dois Destinos Indutores chancelados pelo Ministério do Turismo (o outro é Palmas), a Adtur fez consultorias em 33 estabelecimentos de Alimentos e Bebidas e Meios de Hospedagem, qualificando 89 pessoas. Também sensibilizou e cadastrou no programa Cadastur  68 empresas e profissionais que integram a cadeia do turismo nas regiões do Cantão, Palmas, Jalapão e Serras Gerais, reforçando a importância desta ação para empreendedores turísticos que demandarem projetos em Bancos oficiais.

O Forum Estadual de Turismo é o colegiado com 22 entidades diretamente ligadas ao turismo no Tocantins, atuando como órgão consultivo e de assessoramento da Adtur, com reuniões mensais. (Ascom Adtur)