Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Emerson Silva

Definindo o Tocantins como “o Estado sério e jovem que tem anseio pelo futuro”, o vice-governador Tom Lyra abriu nesta terça-feira, dia 5, a Missão de Avaliação do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur), no Palácio Araguaia. Ele assegurou ao diretor representante do Banco de Desenvolvimento da América Latina-CAF no Brasil, Victor Rico, que o Tocantins está comprometido com a consolidação do Turismo e, inclusive, já está autorizado pela Assembleia Legislativa do Tocantins a contrair o financiamento de 120 milhões de dólares pleiteados.

Como executora do projeto, a Agência de Desenvolvimento Turístico (Adtur), esteve representada pela presidente Adriana Ramos, ao lado dos órgãos parceiros estaduais: Secretaria de Representação do Estado em Brasília; Agência de Máquinas e Transportes (Agetrans); Secretaria da Fazenda; Secretaria do Planejamento e da Modernização da Gestão Pública; Naturatins e Prodivino.

O diretor Victor Rico assegurou que o Tocantins contará com o apoio do Prodetur para seu desenvolvimento, e “o Turismo será assunto fundamental não um acessório”, disse. Complementando: “este é um setor estratégico, que impacta as comunidades para o crescimento”. Ele afirmou que, se todas as condições técnicas e legais estiverem corretas e dentro das normas do Banco, o financiamento deverá ser assinado até final deste ano.

A executiva do Prodetur na Agência de Turismo estadual, geógrafa Maria Antonia Valadares, apresentou os seis componentes do programa, especificando detalhes do projeto do Estado para desenvolver o turismo sustentável, inicialmente nas regiões do Cantão, Palmas e Entorno e Jalapão e, em outras etapas nas demais regiões turísticas. Alguns deles são destaque como a implantação da infraestrutura turística nos atrativos públicos do Jalapão, construção do Parque do Alecrim em São Félix, projeto de ecoturismo de base comunitária nas comunidades quilombolas do Prata e Mumbuca.

Circuito de Arvorismo, projetos de Pesca Esportiva e Safári Ecológico no Polo Cantão; Centro de Convenções para público de 5 mil pessoas  e ampliação do projeto Orla em Palmas; projeto de Turismo Náutico no lago da UHE/Lajeado, Sistema de Inteligência Turística, Plano de Marketing, qualificação dos empreendimentos e serviços turísticos, estruturação dos órgãos de turismo e meio ambiente, ampliação do sistema de saneamento ambiental em Mateiros, sinalização turística em todos os polos, Plano de Monitoramento do impacto da visitação turística nos atrativos e a pavimentação asfáltica da rodovia TO-030, entre Novo Acordo e São Félix.

Equipe CAF

Victor Rico - Diretor Representante do Escritório da CAF no Brasil

Bruno Nadalutti - Executivo Setor Público do Escritório da CAF no Brasil

SintiaYanes- Executiva Principal Meio Ambiente

Julian Suarez – Executivo Principal Projetos Região Sul

Santiago Caballero - Executivo Projetos Região Sul

Monica Lopez Valiente-Executiva