Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Lucas Nascimento Vencedora no xadrez, Ellen Nayane representará o Tocantins nos Jogos Escolares da juventude Vencedora no xadrez, Ellen Nayane representará o Tocantins nos Jogos Escolares da juventude
  • Atleta do salto em distância durante primeiro dia de competições finais do Jets 2014

Foram dois finais de semanas seguidos de competições, tanto em modalidades individuais quanto nas coletivas para a categoria 12 a 14 anos. Agora, após o término da fase estadual da 24ª edição dos Jogos Estudantis do Tocantins (Jets), os mais de 150 atletas de cada uma delas foram definidos assim como os alunos-atletas que representarão o estado nos Jogos Escolares da Juventude (Jejuve), a serem disputados em Londrina, Paraná, entre os dias 4 e 13 de setembro. Durante a edição de 2014 da principal competição esportiva interescolar do Tocantins, foram disputadas provas em 12 modalidades nas categorias masculino e feminino.

Para a secretária de Estado da Educação e Cultura, Adriana Aguiar, os jogos têm como objetivo integrar as unidades escolares tocantinenses e incentivar a prática esportiva no ambiente escolar. “Os Jogos não são apenas voltados para a revelação de talentos esportivos, eles favorecem a formação cidadã dos alunos, que convivem com colegas de outras regiões e aprendem sobre culturas diferentes, sobre bons valores que vão torná-los cidadãos do bem”, disse.

Já a subsecretária de Educação Básica da Seduc, Jucylene Borba, destacou a importância da troca de experiências entre os alunos de todo o Estado. “Tão importante quanto a descoberta de talentos é a promoção da interação entre os alunos, a troca cultural entre eles e outros benefícios para o corpo e a mente, como o distanciamento de problemas sociais, como as drogas”, completou.

Competições individuais

As competições individuais foram realizadas entre os dias 14 e 15, e classificaram 73 alunos-atletas para os jogos nacionais. Entre as modalidades disputadas individualmente estão atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, natação, tênis de mesa e xadrez.

Destas, o atletismo será a que mais terá representantes tocantinenses, nas modalidades de corrida 75 m rasos, 250 m rasos e 1.000 m; salto em distância, salto em altura, arremesso de peso, lançamento de dardo e lançamento de disco. Já o judô e a natação, modalidades que também enviarão um número representativo de alunos, classificaram 16 atletas nas categorias masculino e feminino cada.

A estudante Ellen Nayane Alves de Souza, de 14 anos, pratica xadrez há dois anos e se classificou para os jogos nacionais ao vencer a competição estadual. “Para mim o jogo é uma diversão. Eu não tenho uma estratégia. Deixo a adversária jogar e depois traço a minha tática”, destacou.

Disputa por equipes

Com 84 alunos/atletas classificados, em quatro modalidades – basquetebol, futsal, handebol e voleibol, as competições coletivas foram disputadas durante a última semana e foram marcadas por jogos emocionantes nas finais. Nestas competições, as equipes que representarão o Tocantins nos Jogos Escolares da Juventude são as do Centro Educacional Fé e Alegria Frei Antônio (Cefya), de Tocantínia, nas modalidades futsal masculino e handebol masculino e feminino; da Escola Estadual Adá Assis Teixeira, no futsal feminino; da Escola Municipal Anne Frank, no basquetebol feminino e do Colégio São Geraldo, no Masculino; do Colégio Estadual Leônidas G. Duarte, no voleibol masculino e do Colégio Dom Bosco, no feminino.

Responsável pelos treinamentos das equipes esportivas que representam o Cefya, Valderlino dos Santos, o professor Deinha, exalta as conquistas alcançadas pelos alunos-atletas de Tocantínia. “Isto é fruto do trabalho sério que estamos fazendo e da dedicação dos alunos aos treinos. Por isto, vamos intensificar os treinos até os Jogos nacionais para fazermos alguns ajustes”, frisou.

Jets

Realizados anualmente pelo governo do Estado, a 24ª edição dos Jogos teve um total de 70 mil alunos/atletas inscritos nas fases interclasses, municipais, regionais e estaduais da competição, movimentando todas as 13 Diretorias Regionais de Gestão e Formação (DRGF). As finais estaduais contaram com cerca de 980 participantes nas 12 modalidades disputadas.

Agosto esportivo em Palmas

No mês de agosto, Palmas vai receber as fases regional e final dos Jets para os participantes da categoria 15 a 17 anos. Além desta competição, no mesmo período, acontecem as finais da 1ª edição dos Jogos Estudantis Paradesportivos do Tocantins (Parajets). (Ascom Seduc)