Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Manoel Lima

Foto: Manoel Lima

As unidades escolares públicas e particulares do Tocantins têm até a próxima segunda-feira, 30, para inscrever os alunos paratletas na final estadual dos Jogos Paradesportivos Estudantis do Tocantins (Parajets). Os estudantes irão competir nas modalidades atletismo, tênis de mesa, natação e bocha paralímpica.

Este é primeiro ano que o governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação e Cultura, promove a competição para os paratletas. Para participar, os estudantes com deficiências física, intelectual ou visual devem ser inscritos na Diretoria Regional de Gestão e Formação (DRGF) da qual a escola onde estudam faz parte.

“O Parajets foi criado com o intuito de possibilitar a inclusão dos estudantes com deficiências por meio do esporte. É um evento específico para eles, em que disputam com outros atletas em condições semelhantes, o que faz com que eles sintam-se valorizados, incluídos e respeitados”, ressalta o coordenador de Desporto Educacional da Seduc, Carlos Ricardo dos Santos. 

As competições da final estadual estão marcadas para o dia 16 de agosto. Os alunos poderão se inscrever nas categorias A (12 a 14 anos), B (15 a 17 anos) e C(18 e 19 anos). “Fizemos uma adequação no regulamento para que os estudantes possam participar da fase nacional, que engloba apenas as categorias até 17 anos. Desta forma, não teremos problemas na hora de definir os representantes do estado”, explica a coordenadora dos Parajets, Soraia Tomaz.

Os campeões estaduais do Parajets vão representar o Tocantins nas Paralimpíadas, maior evento do país para estudantes com deficiências, que será realizado no mês de novembro, em São Paulo /SP.

Fase regional de Palmas

No dia 30, também termina o prazo para inscrição dos alunos de escolas ligadas à Diretoria Regional de Gestão e Formação (DRGF) de Palmas garantirem participação na fase regional da competição.

Esta será a última etapa antes da final, sendo que os alunos poderão competir nas modalidades atletismo, tênis de mesa, natação e bocha paralímpica. A competição entre as escolas da regional de Palmas será no dia 15 de agosto. (Ascom Seduc)