Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Joatan Silva

O governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro) e parceiros, comemoraram na última quarta-feira, 24, o Dia Internacional do Leite com incentivos ao uso de tecnologia para aumento da produtividade leiteira no Estado. Cerca de 100 pessoas entre produtores de leite, associações e cooperativas participaram de um Dia Técnico do Leite, realizado na Fazenda Alto da Serra, em Paraíso do Tocantins, região Central do Estado.

Ao falar dos incentivos à produção leiteira, o secretário executivo da Agricultura e Pecuária, Ruiter Padua, explicou as principais estratégias para aumentar a produtividade com qualidade.  “Nos últimos anos, o governo do Estado impulsiona a produção do rebanho leiteiro com projetos sustentáveis, visando o aumento da renda do produtor de leite como o Programa de Melhoramento Genético, além da distribuição de tanques de resfriamento para associações e cooperativas do Estado”, informou.

O secretário frisou ainda que para os próximos anos o governo pretende expandir essa atividade leiteira, incentivando o produtor a usar tecnologia para aumentar a produção. “A intenção é continuar promovendo o desenvolvimento desta importante cadeia produtiva. Nos últimos oito anos a Seagro inseminou 17 mil matrizes de gado leiteiro, possibilitando assim, a melhoria do rebanho bovino de leite”, disse.

O presidente da Cooperativa Agropecuária Tocantinense (CAT), Gilmar Afonso de Barros, disse que os produtores estão mais otimistas. “A Cooperativa tem capacidade para processar 30 mil litros de leite por dia, atualmente estamos colhendo oito mil, mas com os incentivos, em breve chegaremos a 12 mil litros e assim por diante até chegarmos à produção ideal”, argumentou.

O produtor Sebastião Venâncio é um dos produtores que fornece leite para a Cooperativa e fala da intenção  em expandir sua produção. “Essa é uma atividade que realmente gera renda.  Atualmente forneço 280 litros de leite por dia, mas nos próximos meses quero chegar a 500 litros de leite, pois agora podemos contar com o uso de tecnologia para aumentar essa produção”, almejou.

Parceiros

No evento participaram também representantes da Cooperativa Agropecuária Tocantinense (CAT), Serviço de Apoio a Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Sindicato Rural de Palmas (SRP), TRH MIL, poços artesianos, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Sicoob Credipar. (Ascom/Seagro)