Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

O governador Sandoval Cardoso (SD) participou na manhã desta quarta-feira, 25, de uma reunião com empresários da Capital organizada pela CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), Acipa (Associação Comercial e Industrial de Palmas) e Conselho Inovação e Desenvolvimento Econômico de Palmas (Cidep).

Sandoval Cardoso afirmou que está imprimindo seu estilo de gestão e que já está otimizando a aplicação de recursos e conseguindo melhores resultados. “É possível gastar menos com a máquina e mais com o povo e já estamos fazendo isso. Nossa intenção é investir mais no fomento da economia, que vai gerar os empregos que nosso Estado precisa. Vamos evoluir muito nesse sentindo”, afirmou o Governador.

Sandoval disse ainda, que o Tocantins está crescendo bastante e que o Governo do Estado trabalha em mais de 200 frentes de serviço, que visam melhorar a infra-estrutura das rodovias e dos municípios.

Os empresários agradeceram ao governador Sandoval Cardoso pela abertura para o diálogo constante com os empresários e a discussão de pautas que visam o fortalecimento da classe empresarial. “Isso é muito importante, essa abertura é boa para ambos os lados, porque nós subsidiamos o Governo naquilo que entendemos ser importante para o desenvolvimento do Estado e por outro lado somos atendidos naquilo que é interessante para nossa categoria”, avaliou o presidente da CDL, Antônio Davi Gouveia.

Tanto Sandoval Cardoso quanto os empresários concordam também que o grande gerador de empregos do Estado é a iniciativa privada, com o Governo ficando com os investimentos em infra-estrutura de logística visando atrair investimentos e escoar a produção.

Para o presidente da Acipa, Fabiano do Vale, o encontro foi positivo. “Estamos muito satisfeitos, pois o governador Sandoval vem pessoalmente ao encontro dos empresários, tem discutido conosco as demandas e nos atendido na medida do possível. Tanto a classe empresarial quanto o Governo querem o desenvolvimento do Estado e essas duas categorias conversando e encontrando denominador comum é bom para todo mundo”.

Fronteiras

Sandoval informou aos empresários que já encomendou à Secretaria da Fazenda estudos para a busca de uma alternativa para o combate à evasão de divisas principalmente nos municípios que fazem fronteiras com outros estados. “Cidades como Imperatriz (MA), Campos Belos (GO) e São Geraldo (PA) são beneficiados porque os tocantinenses que moram nessas regiões fazem compras nessas cidades. Precisamos encontrar uma forma de inverter essa situação e os empresários podem nos ajudar a encontrar essa solução”, afirmou o governador.  

Turismo

Questionado sobre o fomento ao setor turístico, o governador Sandoval Cardoso afirmou que o Estado passa por um momento de atração de investidores nesse ramo, principalmente na área do Lazer. “Temos as belezas naturais e agora entramos na fase de atrair os grandes investidores no Turismo. Estamos trabalhando para atrair uma rede de resorts para se instalar às margens do Lago de Palmas, para aí assim fazer o trabalho de atração de turistas. Atraindo grandes investidores, os empreendedores já instalados aqui também serão beneficiados, pois serão inseridos nesta cadeia produtiva”, afirmou Sandoval.

Incentivos fiscais

Sandoval Cardoso disse ainda que tem atendido aos empresários na medida do possível e que todas as reivindicações passam por estudos legais e fiscais para sua implementação. Questionado pelo empresário Antonio da Durax, do ramo de pré-moldados, sobre a política de preços praticada pelo grupo Votorantim, instalado em Xambioá, e que segundo ele, vende o cimento no Estado a preços maiores do que empresas de Goiás e Brasília. O Governador se comprometeu a discutir uma solução com a empresa. “Com certeza vamos chamar o grupo Votorantim para conversar e vamos encontrar uma solução, essa é uma situação que será analisada como prioridade”, assegurou Sandoval.