Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Escolhido por 16 votos a favor, o vereador Rogério Freitas (PMDB) foi eleito para presidir a Câmara Municipal de Palmas, para o biênio 2015/205. A eleição aconteceu na manhã desta quinta-feira, 26, durante sessão ordinária. Mesmo com a antecipação das eleições, Rogério só assumirá a presidência em 1º de janeiro de 2015, quando se encerra o biênio do atual presidente, Major Negreiros.

A antecipação já havia sido discutida e aprovada por unanimidade pelos parlamentares, no último dia 03 de junho. A eleição ocorreria normalmente no mês de dezembro, no entanto, os vereadores preferiram antecipar, para não correrem o risco de ver a eleição da Câmara sofrer interferências do resultado do pleito eleitoral que ocorrerá em outubro deste ano.

Rogério Freitas foi eleito por ser um nome de grande aceitação entre os pares e por ser visto como fiel cumpridor de acordos. Na tribuna, o vereador ressaltou que a sua escolha em detrimento ao vereador Iratã Abreu (PSD), que perdeu a disputa pela presidência, não foi por vontade do paço ou do governo estadual, mas por sua grande aceitação entre os pares e um reflexo do resultado nas urnas, quando foi o vereador mais votado.  

"A vitória não é do apenas minha, mas de todo este colegiado que sai fortalecido deste pleito; esta Casa de Leis tem suas decisões tomadas neste e por este parlamento e não pelo Palácio Araguaia, o que muito aconteceu em outros anos", destacou Rogério.    

Completam a Mesa Diretora para o ano que vem, os seguintes parlamentares: vereador Folha Filho (PTN) – 1º Vice-Presidente; Eltinho Nordeste (Pros) – 1º Secretário; Gerson da Mil Coisas (PSL) – 2º Secretário; e Pastor João Campos (PSC) - 3º Secretário.

Durante a sessão especial, estiveram presentes o deputado federal e candidato ao Governo do Estado, Júnior Coimbra, o secretário municipal de Governo, Adir Gentil, o secretário municipal de Acessibilidade, Mobilidade e Transporte, Cristian Zini, além de familiares e amigos do vereador Rogério Freitas.

Breve histórico

Rogério Freitas foi o vereador mais votado, com 3.112 votos, e tem sua atuação parlamentar pautada pela ética, pelos princípios cristãos e familiares e pela lisura do processo político democrático. Em seus requerimentos e ações, Rogério tem lutando e trabalhando para garantir os direitos e pela melhoria de vida de seus concidadãos palmenses, a quem deve seus excelentes resultados nesta eleição. Sua luta é pelo desenvolvimento de Palmas, para que se torne num polo de geração de emprego e renda.

Rogério de Freitas Leda Barros, tem 36 anos, nasceu em Goiânia (GO). Filho de José Maria Leda Barros e Estela Rita de Freitas Barros. É casado com Delma Caldeira de Moura de Freitas há 12 anos, e pai de três filhos: Stella Joana, Iron e Ana Laeci.  É professor  graduado em Letras pelo Centro Universitário Luterano de Palmas (Ceulp/Ulbra), onde também cursou Direito até o quinto período, e pós-graduado em Gestão Escolar pela Universidade Católica de Brasília (DF).

Filiando ao Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) desde 2007, Rogério mantém esta única filiação partidária desde o início de sua atuação política. Está no seu primeiro mandato de vereador.