Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

As inscrições para o festival estão abertas de maio, e 50 filmes já foram inscritos para esta edição. Para os cineastas interessados em participar, serão aceitas inscrições até o dia 14 de setembro, pelo link: http://www.festivaldecinemaonline.com/inscricoes/.

Até o momento, dos 50 inscritos, 37 são curtas da região sudeste, 6 do sul, 4 do centro-oeste, 2 do nordeste, além de um curta estrangeiro. A região norte é a única sem curtas inscritos ainda.

O regulamento oficial do festival pode ser conferido pelo link: http://www.festivaldecinemaonline.com/regulamento/.

Ao todo, serão 14 categorias para a mostra competitiva. Sendo 13 avaliadas por um júri técnico e um pelo júri popular. A lista oficial da comissão de júri será divulgada no dia 22 de julho. Confira a lista das categorias:

Júri Técnico

1 – Melhor Filme;

2 – Melhor Documentário;

3 – Melhor Direção;

4 – Melhor Roteiro;

5 – Melhor Atriz;

6 – Melhor Ator;

7 – Melhor Direção de Arte;

8 – Melhor Figurino;

9 – Melhor Maquiagem;

10 – Melhor Som;

11 – Melhor Fotografia;

12 – Melhor Edição;

13 – Melhor Trilha Sonora

Júri Popular

14 – Melhor Filme (Documentário, animação e ficção concorrem juntos).

Os pré-requisitos para participar são: o curta-metragem ter duração mínima de 5 minutos e no máximo 30 minutos. Além disso, serão aceitas obras finalizadas desde 2010.

A comissão terá entre os dias 15/09 até 14/10 para avaliarem as obras pré-selecionadas, sendo que a lista dos finalistas será divulgada no dia 15/10.

De todos os curtas que participarem da categoria “Melhor Filme – Júri Popular”, o público terá acesso aos 30 melhores e terão até o dia 15 de outubro para votar. Os 5 finalistas serão divulgados no dia seguinte, e haverá uma nova votação até o dia 12 de novembro.

A premiação será no dia 14 de novembro em Brasília apenas para convidados. O Festival conta com patrocínio do Centro Universitário de Brasília (UniCEUB) e do Allia Gran Hotel Brasília Suítes (da rede de hotéis Allia Hotels). Além de contar com o apoio da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). (Ascom Festival de Cinema)