Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Marcio Vieira

Foto: Marcio Vieira

A partir desta sexta-feira, 27, tem início no Tocantins a programação em alusão  ao Dia do Bombeiro Brasileiro, comemorado em 2 de julho. Entre as atividades previstas para serem realizadas até o dia 6 de julho, estão a Corrida da Tocha, a Travessia do Lago, futebol society, entre outras. “Essas atividades relembram a importância da profissão de bombeiro e também têm como objetivo integrar os militares da corporação com a comunidade e incentivar a prática esportiva com várias competições”, ressaltou o capitão Erisvaldo de Oliveira Alves.

No Tocantins, o trabalho de prevenção é uma das marcas da corporação do Corpo de Bombeiros, de acordo o major Mateus Alves Teixeira, que atua na Diretoria de Serviços Técnicos. “Para construir um edifício, o empresário deve apresentar um projeto de combate a incêndio, que deve ser aprovado; depois da conclusão da obra, a pessoa solicita a vistoria e nós verificamos se atendeu o que foi aprovado no projeto”, destacou.

Os responsáveis por prédios e pontos comerciais devem solicitar a vistoria dos bombeiros anualmente. Já para realização eventos temporários, também devem contar com projetos aprovados pelos bombeiros. “Assim como as praias, os projetos devem atender a alguns itens de segurança, como saída de emergência, aterramento da estrutura metálica, parte elétrica, extintores, iluminação. São os principais sistemas que verificamos nesses locais”, explicou o major Teixeira.

O Corpo de Bombeiros também tem presença com guarda-vidas nas praias no período de temporada, como destaca o capitão Erisvaldo Alves. “No mês que muita gente vai aproveitar as nossas praias, e para garantir a segurança dos turistas, reforçamos a presença de guarda-vidas nos finais de semana”, frisou.  

Os Bombeiros contam ainda com uma equipe no aeroporto de Palmas, que atua na prevenção de acidentes envolvendo aeronaves. Segundo o capitão Alves, a equipe atua 24 horas por dia. “Caso uma aeronave venha a sofrer um acidente ou fazer um pouso de emergência, a equipe está apta a fazer um atendimento imediato”, ressaltou.  

O capitão do Corpo de Bombeiros também destacou as principais ocorrências atendidas pela corporação. “Nós atendemos desde acidentes de trânsito, incêndios em residências e vegetação, principio de incêndios em apartamento, pessoas que ficam presas em elevador, entre outras. A nossa gama de atendimento é muito grande”, enfatizou.

Projetos Sociais

Integrado à sociedade, os bombeiros também atuam diretamente com ações sociais que refletem na vida da população. “Trabalhamos o social com palestras, recebemos estudantes dentro do quartel. Um dos projetos que estamos à frente é o Bombeiro Amigo do Peito, em que os bombeiros vão a casa das mães recolher o leite materno e levar para o Hospital Dona Regina, e assim acabamos ajudando muitas crianças que nascem prematuras”, destacou o capitão.  (Com informações ATN)