Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cidades

Foto: Gleydson Medeiros

A cidade de Recursolândia comemorou 22 anos de emancipação política durante quatro dias de festa, ocorrida entre os dias 26 a 29 de junho. Consolidada como tradição no Município, as festividades tiveram uma programação especial que contou com a realização de vaquejada, cavalgada, movimentos culturais, shows regionais e nacionais, uma promoção da Prefeitura de Recursolândia.

Uma das principais atrações do aniversário, a vaquejada reuniu competidores do município e de cidades circunvizinhas, com uma premiação de R$ 11 mil, distribuída entre os vencedores das categorias amador e profissional. Mesmo com o cavalo fraco e machucado, o peão Iury Sousa e Silva decidiu competir, e se sagrou campeão do torneio. “Uma vaquejada grande como essa é pura adrenalina. Com a premiação investirei no meu cavalo”, revelou o competidor que ganhou R$ 2 mil e representou o Parque Dona Itelvina.

Cavalgada

Já a cavalgada foi considerada o maior desfile de cavaleiros e amazonas que o município presenciou. No total, cerca de 400 montarias percorrem as principais ruas da cidade, sendo que as melhores comitivas foram premiadas pela prefeitura. “Cavalgada e vaquejada são eventos que o povo gosta, é a nossa cultura. Esse ano o desfile foi grandioso”, destacou o cavaleiro Mário Taveira, representante da comitiva Recursolândia, que ganhou na categoria “maior comitiva”.

Tradição e esperança

 O prefeito Dr. Francisco falou sobre a promoção da festa. “Promovemos uma celebração para toda a comunidade de Recursolândia, para as pessoas da cidade e dos assentamentos, além dos visitantes das cidades circunvizinhas. Uma festividade que consolidamos como tradição em nosso município, esperada anualmente pela população”, frisou o prefeito, que revelou ainda a expectativa da comunidade recursolandence com a chegada da rodovia estadual que ligará o Município à Santa Maria. “Trará mais progresso e integração”, enfatizou o gestor que agradeceu o apoio do Governo do Estado.

Atrações

Além da vaquejada e cavalgada, a Prefeitura promoveu quadrilhas, cultos ecumênicos, almoço e jantar para a comunidade, queima de fogos e competições esportivas, bolo festivo de 22 metros, além de shows regionais e nacionais. “Ficamos emocionados com tamanha recepção que tivemos em Recursolândia, dada pela comunidade e pelo prefeito. Que o povo possa trabalhar mais e mais por essa cidade, cuidando dos jovens e das crianças”, externou Di Paula, da dupla Di Paula e Paulino. Subiram ainda no palco cantores gospels, duplas sertanejas e bandas de forró.

Prestígio

Além de prestigiar a festa, a deputada Estadual Solange Duailibe empenhou emenda parlamentar para a realização da festa. “A gente precisa apoiar as ações dos prefeitos e valorizar a cultura e as festas do povo. Uma celebração como essa é importante, pois reúne a cidade, criando um clima de felicidade e confraternização entre as pessoas” disse a parlamentar.

Presenças

Prestigiaram ainda a festa o deputado Estadual, Stálin Bucar, os prefeitos Maria Aparecida Lima (Itacajá), Gilmar Cavalcante (Barra do Ouro), Helem Ruth de Freitas (Santa Maria do Tocantins), Jairo Mariano (Pedro Afonso), Marlen Ribeiro (São Felix do Tocantins), Wesley da Silva Lima (Centenário), o presidente da Câmara de Vereadores de Recursolândia, Manoelzinho e o vice-Prefeito de Recursolândia Machado. (ATM)