Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Da web Professores cobram soluções nas redes sociais Professores cobram soluções nas redes sociais

O professor da rede municipal de ensino de Palmas, Fernando Osório Pereira, informou ao Conexão Tocantins que professores da rede municipal de ensino estão insatisfeitos com a falta de pagamento de férias, erro em cálculos de retroativos entre outros problemas. Alguns professores da Capital chegaram a publicar em redes sociais a insatisfação para com a falta de pagamento e soluções.

O professor afirma que por falta de comunicação da Secretaria Municipal de Educação (Semed), todos os professores do Ceja Jandira Torres não receberão as férias no pagamento do mês de julho. Segundo ele, a justificativa da Secretaria é a de que a referida escola não informou o nome dos servidores aptos a tirarem férias e que devido ao fechamento da folha de pagamento, não tinha mais como solucionar o problema. “Até onde sei as férias dos professores seria automática”, questionou o professor.

Fernando ainda diz que não só os professores da referida escola passam por essa situação, segundo ele, professores de outras instituições passam pelo mesmo problema. “Acessando o grupo "Educadores de Palmas" no Facebook e no WhatsApp descobri que o erro não aconteceu somente na nossa escola mais em outras escolas da rede municipal de ensino”, afirmou. O professor encaminhou ao Conexão Tocantins depoimentos insatisfatórios de alguns educadores postados no determinado grupo de professores no Facebook.

Uma educadora postou que "estamos esperando corrigir o mais rápido possível esse erro lamentável que está acontecendo com os servidores, "afirmou. Outra educadora afirmou que: "todos os professores da Escola Rosemir Fernandes de Souza também não receberam, isso é um absurdo, tantos anos trabalhando na educação de Palmas nunca vi tantos erros e tamanha desorganização", postou.

Fernando desabafou que “Temos apenas o mês de Julho e fim de ano para estar com nossa família que na grande maioria mora fora de Palmas. O que incomoda é que pelo fato de ganharmos pouco, contamos com cada centavo e um erro como esse frustra uma série de compromissos, nos torna inadimplentes e tudo fica como se nada tivesse acontecido”, disse.

Fernando ainda citou erros nos cálculos de retroativos. “Os erros estão sendo recorrentes, uma vez que os cálculos do retroativo da minha gratificação por titularidade veio errado faltando R$ 931 e só perceberam depois que fui fazer a reclamação na Semed”, disse.

Sintet

Joelson Pereira, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Tocantins, afirmou que protocolou um ofício cobrando da Prefeitura de Palmas soluções para o caso. Segundo ele, a Prefeitura se posicionou afirmando a possibilidade de um erro no sistema, causando falta de pagamento.

Semed 

A Secretaria Municipal da Educação (Semed) explicou por meio de nota, que as férias dos professores da rede municipal de ensino foram pagas de acordo com o saldo de dias disponibilizados pelo Sistema Prodata, ou seja de acordo com a data de admissão de cada profissional.

A Semed esclarece ainda, que será realizado uma análise da vida funcional de cada servidor que não recebeu suas férias de forma integral, para averiguar possíveis falhas do sistema e, caso detectado essa falha, os mesmos receberão o que lhes é de direito posteriormente.