Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Turismo & Lazer

Foto: Marcelo de Deus

A Prefeitura de Palmas está empenhada em dar uma nova cara para quatro praias da cidade (Graciosa, Prata, Caju e Buritis) que há alguns anos vêm recebendo apenas reparos paliativos. Cada praia vai receber uma estrutura moderna a fim de atender às expectativas do público. Será investido mais de R$ 8 milhões em revitalização e implantação dos projetos que estão em andamento.

As praias de Palmas tem uma grande vantagem em relação a outras praias de água doce que geralmente tem a temporada restritas ao mês de julho, quando o rio seca formando as ilhas. Na Capital do Tocantins, as praias são permanentes e tem um grande potencial atrativo, conforme explica o presidente da Agência Municipal de Turismo (Agtur), Cristiano Rodrigues.

Confira o que muda e acompanhe o andamento das obras

Implantações

Praia dos Buritis

A contratação dos serviços para construção da praia dos Buritis contempla construção de portal de entrada, reservatório de água, paisagismo, pergolado de madeira, chapéu de palha, cercamento de toda a área da praia, quiosques geminados de alvenaria para dois restaurantes e salas destinadas para administração que vai abrigar: Guarda Metropolitana, Corpo de Bombeiros e Atendimento da Secretaria de Saúde.

O resultado da licitação foi publicado e o contrato da empresa vencedora encontra-se em fase de elaboração.

Praia do Caju

A construção da praia do Caju contempla a construção de cinco quiosques germinados em alvenaria para estrutura de restaurantes, construção do portal de entrada, reservatório de água, implantação de paisagismo, pergolado de madeira, chapéu de palha, cercamento de toda a área da praia, bancos de concreto e salas destinadas para administração que irá abrigar: Guarda Metropolitana, Corpo de Bombeiros e atendimento da Secretaria de Saúde.

O processo licitatório está fase de finalização.

Praia das Arnos

A praia das Arnos vai contemplar a construção de quadra de futebol de areia, quiosque germinado em alvenaria para sete restaurantes, um restaurante individual, paisagismo, bancos de concreto, pergolado de madeira e estrutura administrativa que irá abrigar: Guarda Metropolitana, Corpo de Bombeiros e atendimento da Secretaria de Saúde.

Já foi dada a ordem de serviço para empresa iniciar as obras.

Revitalizações

Praia da Graciosa

A revitalização contempla pintura de meio fio e de toda estrutura em alvenaria, revitalização do paisagismo, manutenção de banheiros (troca de vasos, pias, torneiras), calçamentos, implantação de quiosque (choupanas) na área de banho e duchas.

Praia do Prata

A revitalização da praia do Prata esta sendo realizada pela Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos contemplando os seguintes serviços: reposição de areia, reformulação paisagística, reforma geral dos banheiros incluindo reforço com vigas para sustentação da estrutura, roçagem em geral nas vias de acesso.