Nove vereadores da Câmara de Palmas disputarão as eleições de outubro buscando mandatos como deputados. Seis destes parlamentares irão concorrer sem sequer ter concluído metade de seus primeiros mandatos como vereadores. São eles, o professor Júnior Geo (Pros), Waldson Pereira Salazar (PT), Joaquim Maia (PV), Major Negreiros (PP) e Cleiton Cardoso (PSL), todos com registros confirmados a deputado estadual e o vereador pastor João Campos (PSC) que tentará uma vaga como deputado federal antes mesmo de completar 2 anos no exercício das atividades na Casa de Leis da capital.
Os outros três vereadores Lúcio Campelo (PR), Valdemar Junior (PSD) e Juscelino Rodrigues (PTC) também estão com registros confirmados como candidatos a vaga de deputado estadual, mas ambos já tem mais de um mandato na Câmara de Palmas e experiência acumulada no exercício das atividades parlamentares da capital. Enquanto Valdemar e Campelo estão exercendo segundo mandato, Juscelino Rodrigues já acumula 3 mandatos como vereador de Palmas.
Dos nove vereadores que concorrerão, seis fazem parte da base governista do prefeito Carlos Amastha e, caso obtenham êxito, forçará o prefeito a despender novos esforços para restabelecer sua base, visando não ter sua governabilidade dificultada.
Os outros três que fazem parte da oposição ao prefeito são: Lúcio Campelo, Junior Geo e Joaquim Maia, este último do partido do maior rival de Amastha nas eleições municipais, o pevista, Marcelo Lelis.