Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Ao todo, 55.740 mil atendimentos foram realizados pelo Balcão da Cidadania, em 29 municípios do Tocantins, de fevereiro a junho deste ano. O programa realizado através da Secretaria de Defesa Social, tem a premissa de facilitar o acesso da população aos serviços públicos, em especial da documentação civil básica, proporcionando o exercício da cidadania em todas as regiões do Estado.

Entre os serviços gratuitos ofertados estão: atendimentos na área da saúde (vacinas, aferição de pressão, testes de glicemia e colesterol), emissão de Carteira de Trabalho (CTPS), Carteira de Identidade (RG), Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), Cartão SUS e também orientações sobre aposentadoria e demais benefícios, Programa Bolsa Família, Cadastro Único, confecção de fotos 3x4, plastificações e cópias de documentos. São parceiros da ação a Secretaria de Segurança Pública; Secretaria do Trabalho e Assistência Social; Secretaria de Saúde do Estado; Prefeituras Municipais; Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e Correios.

“Atendemos, por diversas vezes, pessoas de todas as faixas etárias, que nunca tiveram documentos, a não ser a certidão de nascimento, muitas vezes por não ter condições de procurar esses serviços em suas cidades, de não ter dinheiro para tirar uma foto, ou até por falta de informações. Por isso, levamos o atendimento a todos os municípios que solicitam esse apoio, até as mais distantes e isoladas regiões do Tocantins, incluindo assentamentos e áreas rurais”, explica José de Souza Sobrinho, assessor executivo do Balcão da Cidadania.

Os próximos municípios a receber as ações do Balcão da Cidadania, neste mês de julho, são: Itacajá, nos dias 11 e 12; Bom Jesus do Tocantins, no dia 13; Juarina, dias 18 e 19; Pequizeiro, no dia 20; Lagoa do Tocantins, no dia 22; Esperantina nos dias 25 e 26; e São Bento, nos dias 27 e 28. (Ascom Seds)