Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Antonio Gonçalves

A Temporada de Praia 2014 começou no último final de semana, mas seu lançamento oficial ocorreu na tarde desta quinta-feira, 10, com uma vistoria do prefeito Carlos Amastha, acompanhado de secretários municipais e vereadores, às praias da Capital. O objetivo era conferir de perto a logística e a infraestrutura de cada uma.

Foram vistoriados os reparos feitos nos banheiros como pias, vasos sanitários, espelhos, saboneteiras, porta toalhas, porta papel higiênico, além dos palcos, lixeiras, sinalização e iluminação e toda parte hidráulica.

Na ocasião, o prefeito pediu cuidado com o local e lembrou que a temporada de praia Palmas Praia 2014 é oportuna para diversão e descanso. “Esta é mais uma oportunidade de movimentar a economia da Capital e divulgar nosso potencial turístico, todos os reparos que foram feitos são apenas para atender nossos banhistas agora nesta temporada com qualidade e segurança”, afirmou Amastha.

Segundo a secretária executiva de Infraestrutura e Serviços Públicos, Silvânia Barbosa, foram instaladas novas lixeiras, banheiros químicos para atender toda demanda e na área de paisagismo foi realizada poda de árvores e grama, revitalização da jardinagem além da reposição de areia nas praias do Prata e Caju. Outro ponto apontado é a intensificação dos serviços de limpeza nas praias.

“Nos banheiros teremos uma equipe de segunda à sexta-feira em dois turnos das 8 às 15 horas e das 18 às 23 horas para cuidar dos banheiros, reposição de papel higiênico e retirada de lixo; e na sexta-feira, no sábado e no domingo haverá servidores durante o tempo todo das 8 às 23 horas”, informou Silvânia.

Novas estruturas

Ainda na ocasião, o prefeito Amastha destacou as novas estruturas das praias e informou que as obras na praia das Arnos já iniciam no próximo dia 15 de julho. Na praia será construída uma quadra de futebol de areia, quiosque germinado em alvenaria para sete restaurantes, um restaurante individual, paisagismo, bancos de concreto, pergolado de madeira e estrutura administrativa que irá abrigar: Guarda Metropolitana, Corpo de Bombeiros e atendimento da Secretaria de Saúde.

Já na praia dos Buritis será construído o portal de entrada, reservatório de água, paisagismo, pergolado de madeira, chapéu de palha, cercamento de toda a área da praia, quiosques geminados de alvenaria para dois restaurantes e salas destinadas para administração que vai abrigar: Guarda Metropolitana, Corpo de Bombeiros e Atendimento da Secretaria de Saúde. O resultado da licitação foi publicado e o contrato da empresa vencedora encontra-se em fase de elaboração.

A construção da praia do Caju contempla a construção de cinco quiosques germinados em alvenaria para estrutura de restaurantes, construção do portal de entrada, reservatório de água, implantação de paisagismo, pergolado de madeira, chapéu de palha, cercamento de toda a área da praia, bancos de concreto e salas destinadas para administração que irá abrigar: Guarda Metropolitana, Corpo de Bombeiros e atendimento da Secretaria de Saúde. O processo licitatório está fase de finalização.

Revitalizações

Na praia da Graciosa, a revitalização contempla pintura de meio fio e de toda estrutura em alvenaria, revitalização do paisagismo, manutenção de banheiros (troca de vasos, pias, torneiras), calçamentos, implantação de quiosque (choupanas) na área de banho e duchas.

Na praia do Prata está sendo realizada pela Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos os seguintes serviços: reposição de areia, reformulação paisagística, reforma geral dos banheiros incluindo reforço com vigas para sustentação da estrutura, roçagem em geral nas vias de acesso. (Secom Palmas)