Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Manoel Júnior

O município de Recursolândia, na região norte do Estado, é um dos últimos do Tocantins que ainda estão isolados, quando se trata de acesso por estrada pavimentada; realidade que começa a mudar, pois o governo está construindo a rodovia TO-428, interligando a cidade de Santa Maria do Tocantins ao município.

Os moradores de Recursolândia, como o comerciante José Santiago, proprietário de um estabelecimento no centro da cidade, está animado com a chegada do asfalto. Ele elogia a nova rodovia e critica a antiga. “Essa estrada [a antiga] não é ruim: é péssima. Tudo aqui é muito trabalhoso, por isso o que nós mais precisamos é de estrada e essa construção vai melhorar tudo, principalmente porque reduz a distância”, explica.

O novo traçado encurtou o trecho entre as duas cidades 35 Km em relação à atual estrada de chão, que tem 96 Km. Com 61 Km de extensão, a obra está sendo feita pela empresa Barra Grande Construções Ltda, a um custo de R$ 64.866.933,06. 

A TO-428 vai beneficiar diretamente, também, a cidade de Centenário e o povoado de Barro Alto, localizado entre as duas cidades. Lá mora o aposentado Antônio Pereira da Silva, para quem o asfalto ‘interessa muito’. “Nós estamos isolados. Nossa vida aqui é fraca, pois quase não tem movimento de carro, mas o mais difícil é não ter condução, nem ambulância. Para nós, esse asfalto interessa demais, isso aqui vai melhorar muito”, completa confiante.

Turismo

Os moradores poderão se beneficiar também de forma indireta, com o acesso mais fácil. É que Recursolândia apresenta grande potencial turístico ainda inexplorado, principalmente na parte Leste, nas proximidades da Chapada das Mangabeiras, na divisa com o Estado do Maranhão. O local apresenta formação geológica bem destacada na paisagem com elevações do tipo mesa.

Mercadorias

O isolamento atual da cidade dificulta a chegada de mercadorias, o que eleva os preços de bens essenciais. O caminhoneiro Oséias Pereira conhece bem esse problema. Há cinco anos ele transporta mercadorias de Porto Nacional para Recursolândia e destaca as dificuldades de acesso e a expectativa para a chegada do asfalto. “Eu já passei dois dias nessa estrada, atolado, muita dificuldade para subir um morro. Por isso, esse asfalto vai sanar nossos problemas, É a melhor coisa que pode acontecer para nós que rodamos por aqui”, considera. (ATN)