Professores, coordenadores e gestores de escolas Ensino Médio federais, estaduais, municipais ou particulares do Tocantins têm de 04 a 31 de agosto para cadastrar suas instituições de ensino na III Olimpíada Tocantinense de Química. Na primeira fase, que ocorre de 9 a 17 de setembro, cada escola vai poder selecionar até dez alunos de cada modalidade (A, B ou C, conforme a série do Ensino Médio) para a segunda fase, que consistirá em uma prova escrita aplicada simultaneamente nos polos selecionados no dia 18 de outubro.
Entre outros objetivos, o evento pretende descobrir jovens com talento e aptidões para o estudo da Química, estimular a curiosidade científica e promover a integração entre professores de escolas e professores universitários.
Os conteúdos do teste de conhecimentos serão os mesmos aprovados oficialmente pelo Ministério da Educação na ementa da disciplina de Química para o Ensino Médio. Os participantes vão disputar três medalhas de ouro, cinco de prata e sete de bronze, e os classificados na Olimpíada Tocantinense estarão habilitados a participar da Olimpíada Norte/Nordeste e da Olimpíada Brasileira de Química.
A Olimpíada Tocantinense de Química faz parte do Programa Nacional Olimpíadas de Química, realizado pela Associação Brasileira de Química com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). No Tocantins, a Olimpíada é promovida como ação de extensão pelo Colegiado do Curso de Química do Câmpus de Araguaína da Universidade Federal do Tocantins (UFT).
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail olimpiadaquimica.to@gmail.com ou no site http://tocantins.obquimica.org/. (Dicom UFT)