Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Manoel Lima

Foto: Manoel Lima

Voltada aos alunos do ensino médio das redes pública e particular de ensino de todo o Estado, a Olimpíada Tocantinense de Química (OTQ) recebe, até o próximo domingo, 31, as inscrições das escolas interessadas em participar da competição. Integrante do Programa Olimpíadas Nacionais de Química, o evento é promovido pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) por meio do Colegiado de Química do campus de Araguaína.

O procedimento de inscrição dos participantes deve ser realizado pelo diretor, coordenador ou professor das próprias escolas, isto por meio do site tocantins.obquimica.org.

Na primeira fase da disputa, realizada entre os dias 9 e 17 de setembro, os alunos serão selecionados pelos professores na própria escola. Segundo o regulamento, cada unidade escolar pode selecionar até 10 estudantes que seguirão na competição a partir da segunda fase, classificados dentro das três séries do Ensino Médio (A, para os alunos da primeira série; B, para os da segunda; e C, para os da terceira).

Na segunda fase da OTQ, prevista para o dia 18 de outubro, serão realizadas provas escritas aos concorrentes, todas aplicadas simultaneamente nos pólos selecionados, com critérios, conteúdos, data e horário estabelecidos pela Coordenadoria Estadual. A relação dos locais dos exames será divulgada por e-mail para os representantes das escolas e no site do concurso, podendo ser atualizada até 72 horas antes do exame que composto por questões de múltipla escolha e dissertativas.

Classificação e premiações

Serão classificados na segunda fase aqueles candidatos que obtiverem um percentual de acerto de, no mínimo, 70%. Já a classificação final e a colocação de cada concorrente da Olimpíada Tocantinense de Química será determinada a partir dos resultados das questões subjetivas.

Ao todo, para cada modalidade em disputa, serão concedidas três medalhas de ouro, cinco de prata e sete de bronze. A escola que obtiver o maior número de medalhas de ouro será premiada com a Tabela Periódica Olímpica. Vale lembrar, ainda, que todos os classificados da segunda fase da OTQ estarão automaticamente habilitados para participar da etapa Norte/Nordeste e das Olimpíadas Brasileiras de Química. (Ascom Seduc)