Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Dirceu Leno

Com o plenário lotado, o Poder Legislativo realizou na manhã da última sexta-feira, 8, Sessão Solene, para entrega do título de Cidadão Honorário de Tocantinópolis ao ex-governador José Wilson Siqueira Campos e à escritora Ana Braga. A honraria foi concedida nos termos das Leis Municipais 943 e 944/2014, pelos relevantes serviços prestados a este município. O projeto foi idealizado pelos vereadores, Zullias Parente Amoury e Aderson Marinho Neto com aprovação dos demais legisladores.

A solenidade foi conduzida pelo presidente da Câmara, vereador Zullias Amoury e, além dos homenageados, compuseram a mesa o prefeito Fabion Gomes, vice-prefeito Eurivaldo Gomes, presidente do Tribunal de Contas do Tocantins, José Wagner Praxedes e Marilúcia Uchoa Siqueira Campos.

Cumpridos os procedimentos regimentais, o líder do Governo na Câmara e, vereador Aderson Marinho, pronunciou-se oficialmente em nome do Poder Legislativo. “Esta homenagem nasceu do profundo reconhecimento da liderança em serviços comunitários e humanitários empreendida na trajetória de José Wilson Siqueira Campos e da nossa querida escritora Ana Braga, unindo sentimentos e pensamentos em torno do propósito de servir e homenagear estas pessoas que tanto trabalharam em favor deste Estado e principalmente pelo Norte Tocantinense, hoje Bico do Papagaio”, disse o vereador.

Durante a Sessão a escritora Ana Braga lançou seu livro/homenagem relembrando histórias do antigo norte Goiano. Histórias vividas pela escritora Ana Braga, são contadas e recordadas no livro “Relembrando-me de Antônia Alcides Praxedes”. A obra aborda a história, retrata as belezas naturais e momentos importantes vividos pela escritora na região. O livro surgiu a partir da homenagem à sua grande amiga, Antônia Alcides Praxedes, daí o título da obra.

Ana Braga é natural da cidade de Peixe, estado do Tocantins, nasceu em 29 de novembro de 1923. Filha de Anísio Braga e de Edetina Nunes Braga. Iniciou seus estudos em sua cidade natal, sendo alfabetizada pelo seu avô, Joaquim Nunes Pinheiro. Prosseguiu nas cidades goianas de Porangatu, Trindade e Goiânia, bacharelando-se normalista, no tradicional Colégio Santa Clara. Professora no Lyceu de Goiânia, Colégio Santa Clara, Instituto de Educação de Goiás.

Em 1957, nomeada diretora do Ensino do Primeiro Grau, da Secretaria da Educação e Cultura do Estado. Oradora invejável, foi eleita Deputada Estadual para representar o povo goiano na Assembleia Legislativa do Estado e, depois de exercer relevantes cargos públicos, tanto em Goiás como no, aposenta-se no cargo de procuradora do Estado de Goiás.

Juntamente com as escritoras Rosarita Fleury e Nely Alves de Almeida fundou, em Goiânia a Academia Feminina de Letras e Artes de Goiás, sendo assim, também, um das fundadoras da Academia Tocantinense de Letras. Membro ativo em diversas entidades culturais, é escritora atuante, com destaque para as obras “A comunicação no médio Norte Goiano”, 1973; “Nossa Senhora da Natividade, padroeira do Tocantins”, 1990.

O prefeito Fabion Gomes destaca que é justa a homenagem feita pelos vereadores em conceder o Título de Cidadã e mais ainda da escritora Ana Braga em estar presenteando a todos os tocantinopolinos com esta belíssima obra que reconta sua trajetória pelo Norte do Tocantins.

Em continuidade, destacou que Siqueira Campos é um homem de grande relevância em sua trajetória política, pois graças ao seu apoio e sua dedicação pelo Estado do Tocantins aprendeu importantes métodos de servir e trabalhar em prol do povo. “Estamos diante de um homem que lutou pela conquista deste Estado, e que até hoje sonha com dias melhores para o seu povo. Trabalha diuturnamente para ver este Estado sendo como uns dos melhores da federação. Tenho muito a agradecer Siqueira Campos, pois através dele sou o que sou hoje”, enalteceu Fabion.

O ex-governador José Wilson Siqueira Campos disse que ficou surpreso com a condecoração feita a ele, pois não esperava tal ato feito a sua pessoa. “Vim aqui para homenagear a minha amiga pessoal Ana Braga, não esperava esta homenagem, fiquei bastante surpreso e feliz com esta atitude feita pelos nobres parlamentares desta Casa. Tocantinópolis é uma cidade onde tenho bastante amigos e boas lembranças. Sempre tive um caminho pelo povo desta cidade e mais agora em ser oficialmente um cidadão tocantinopolino”, agradeceu emocionado Siqueira Campos.

A sessão foi encerrada com as palavras do vereador Zullias Amoury que destacou o desprendimento dele e do vereador Aderson Marinho em conceder o título a Siqueira Campos e à Escritora Ana Braga. “Em uma justa homenagem, estamos hoje condecorando estas pessoas das quais fizeram e ainda prestam um grande serviço para nossa cidade. Esta Casa não faz mais do que sua obrigação em conceder esta honraria aos agora tocantinopolinos, Siqueira Campos e Ana Braga. Título este que enobrece e destaca o valor destas pessoas ao querido povo de Tocantinópolis”, comentou Zullias. (Ascom Tocantinópolis)