Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Assim que soube que estaria impedido de tomar posse na Câmara dos Vereadores, após ter sido eleito vereador nas eleições de 2012, Milton Neris lamentou e disse que a injustiça seria corrigida. Um ano e sete meses depois ele voltou à Câmara de Vereadores para assumir seu mandato. Na manhã desta terça-feira, 12, ele foi recebido sob aplausos por mais de 200 pessoas para sessão de posse que contou com a presença do prefeito Carlos Amastha e da candidata a vice-governadora, Cinthia Ribeiro. Com isso, José Hermes Damaso, que ocupava a sua cadeira, fica na suplência. Até sua posse, Milton Neris respondia pela secretaria executiva de Governo e Relações Institucionais da Prefeitura de Palmas.

O vereador lutou quase dois anos até conseguir derrubar um pedido de impugnação de sua candidatura no pleito de 2012, feito pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) e acatado pela Justiça Eleitoral. A alegação do MPE foi que Milton Neris teria feito doações para a campanha, ainda em 2010, acima do limite de 10% dos rendimentos feitos em 2009. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) atendeu por unanimidade o recurso do vereador, concedendo-o o direito a exercer a atividade parlamentar pela Coligação “Coragem Pra Fazer 2” (PR/PRTB), com 1662 votos preferenciais nas eleições de 07 de outubro de 2012.

Em seu discurso de posse, após agradecer o apoio de familiares e correligionários, Milton Neris disse que fez questão de entrar pela porta da frente da Câmara de Vereadores para ocupar um lugar que é dele por direito, uma vez que foi eleito por meio de votos. “Cheguei a ficar desesperado com a demora da Justiça. Mas Deus não falha e fez valer a justiça”, declarou o vereador, apontando para um novo memento, que é de mostrar trabalho, sem olhar para trás ou guardar ressentimentos pelo tempo de espera.

O prefeito Carlos Amastha criticou a demora na decisão à favor de Milton Neris. “Foram quase dois anos de espera. Isso mostra que a Justiça brasileira precisa avançar muito ainda. A família Neris bem que poderia dar um grito hoje, pois Milton venceu. Curioso é que inelegíveis podem se candidatar, mas quem é eleito pelo povo fica fora do mandato a que tem direito”, comentou. O prefeito disse ainda que Milton Neris é um vereador competente e que Palmas só tem a ganhar com sua volta à Câmara de Vereadores e que foi ele o responsável por aproximar o Legislativo e o Executivo municipal.

Todos os vereadores presentes na sessão saudaram Milton Neris, destacando sua importância na Casa de Leis. Marilon Barbosa lembrou que Milton Neris, junto com o pai Valdivino Neris, foram pioneiros em Palmas. “É um vereador acostumado a trabalhar, pois desde cedo já ajudava o pai na loja de materiais de construção quem tinham em Taquaralto. Muito popular na região Sul de Palmas, ele foi um dos vereadores mais bem votados (2.596 votos) para seu primeiro mandato”, disse.

Já Lúcio Campelo disse que tem grande respeito e admiração por Milton Neris. “Companheiro de todos os demais vereadores, tenho-o como um irmão”, declarou. Nessa linha de discursos, Major Negreiros disse que a Câmara de Vereadores tem de volta um grande líder. “Mesmo não sendo vereador empossado, mas com vasta experiência aqui (Câmara de Vereadores), ele nos ajudou na composição do orçamento municipal, sem cobrar sequer R$ 1,00 por isso. Todas essas mais de 100 frentes de serviço que acontecem em Palmas tem a contribuição dele”, lembrou.

Sobre Milton Neris

Nascido em Goiânia (GO), Milton Neris tem 40 anos de idade e reside em Palmas desde 1989. Ele é filho de Valdivino Neris e Onofra Alves e é casado com a publicitária Josi Neris, com que tem quatro filhos: Milton Neris Júnior, João Paulo, David e Ester. Ele começou sua trajetória de homem público como militante em movimento estudantil, passando a militar tempos depois em um grupo empresarial representativo de Taquaralto e Aurenys. Por conta de sua expressiva atuação nesse grupo, foi também diretor na Associação Comercial e Industrial de Palmas (Acipa).

O primeiro mandato de Milton Neris como vereador de Palmas foi entre os anos de 2008 a 2012, eleito com 2.596 votos, período em que trabalhou fortemente para o fortalecimento do setor econômico na Capital. Antes de ser eleito vereador, em 2004 ele foi 2º suplente de vereador, por conta dos 1.850 votos recebidos naquele pleito, o que lhe rendeu convite para assumir a Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Atualmente, o parlamentar está atuando na Secretaria Executiva de Governo do prefeito Carlos Amastha.