Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

O Tocantins será o segundo estado brasileiro a realizar inquérito domiciliar para detecção precoce do tracoma. A pesquisa amostral foi anunciada na manhã desta última terça-feira, 12 de agosto, na 3ª Reunião Internacional de Gerentes dos Programas Nacionais de Eliminação do Tracoma nas Américas. O encontro segue até esta próxima quinta-feira, 14, no Hotel Girassol Plaza, na Quadra 101 Norte, em Palmas.

O Tocantins foi escolhido para sediar o evento internacional por ter apresentado indicadores bem avaliados pelo Ministério da Saúde. “O Ministério da Saúde sugeriu a realização do encontro no Tocantins pela excelência do trabalho de campo realizado no Estado, que é exemplar e tem contribuído para a redução da doença no País”, ressaltou a coordenadora do Programa de Hanseníase e Doenças em Eliminação do MS, Rosa Castália.

O encontro visa alinhar as estratégias dos programas de prevenção e tratamento do tracoma com a troca de experiências entre técnicos dos países representados.   Participam do encontro representantes do Brasil, México, Colômbia e Guatemala, além de representantes da Organização Mundial de Saúde (OMS), Organização Pan-americana de Saúde (Opas), Wilmer Eye Institute, Organisation for the Prevention of Blindness, Ministério da Saúde (MS) e Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo. Do Tocantins, participam técnicos da Diretoria de Vigilância em Saúde da Secretaria Estadual da Saúde (Sesau) e da Secretaria da Saúde de Palmas.

Programação

O encontro segue até a próxima quinta-feira, dia 14 de agosto, até lá a programação prevê apresentações dos quatro países presentes no evento prevendo a análise de indicadores focados na meta de eliminação da doença, relato dos mapeamentos de casos diagnosticados nestes países, entre outros assuntos. Segundo o Santiago Nicholls, consultor da Organização Pan-americana de Saúde (Opas), a próxima reunião ocorrerá na Guatemala, sem data definida ainda.

Conforme a programação do evento, na quarta-feira, dia 13 de agosto, está programada uma visita de campo para que os participantes do evento conheçam as ações de eliminação do tracoma no Tocantins.

Sinais e tratamento

No Tocantins, assim como em todo o Brasil, o tratamento contra o tracoma é oferecido no Brasil gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Assim qualquer pessoa que sinta coceira, os olhos lacrimejantes, irritação, ardor e inchaço nas pálpebras pode procurar a unidade de saúde mais próxima. “O tratamento é muito simples e muito rápido. O diagnóstico é clínico e temos todas as chances de eliminar essa doença”, reforçou a coordenadora do Programa Estadual do Tracoma, Neusa Bernardes.

No Tocantins, segundo dados da Área Técnica, entre 2007 e 2013, dos 30.934 escolares examinados em todo o Estado, 1.316 foram identificados com a doença, que tem prevalência em crianças de um a nove anos.  Em adultos, segundo Neusa, é mais comum o diagnóstico quando a doença ocular está mais desenvolvida, isto é, quando os cílios invertem o sentido do crescimento e passam a lesionar a córnea, podendo levar à cegueira, como explica a coordenadora estadual.

Segundo Neusa é o esforço para ampliar o diagnóstico precoce da doença, com busca ativa nas escolas é uma das estratégias adotadas pelo Estado que permite o diagnóstico precoce da doença e impedir o ciclo de transmissão.

Esforço reconhecido pelo secretário executivo da Sesau, José Gastão, “a Secretaria Estadual da Saúde está fazendo um trabalho contínuo de vigilância há muito tempo. Sabemos da importância do trabalho da vigilância e do trabalho da nossa equipe, que trabalha arduamente para ver o esforço transformado em bons resultados e em saúde para a nossa população”.