Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Camila Soares Reunião com prefeito de Mateiros Reunião com prefeito de Mateiros

A Diretoria de Projetos e Captação de Recursos da Secretaria da Agricultura e Pecuária do Estado (Seagro) recebeu nesta quinta-feira, 14, o prefeito do município de Mateiros, Julio Mokfa, para discutir a execução do Projeto do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro), que irá construir e reformar 16 abatedouros em municípios do Estado. A construção dos abatedouros será realizada por meio do recurso liberado para o Programa de Desenvolvimento Regional Integrado e Sustentável (PDRIS), financiado pelo Banco Mundial.

Além de Mateiros, os municípios de Arapoema, Arraias, Bernardo Sayão, Novo Acordo, Paranã, Santa Fé, São Valério, Wanderlândia, Taguatinga, Colméia, Pindorama, Ananás, Sítio Novo, Formoso do Araguaia e Dianópolis serão beneficiados com as ações do projeto. Os municípios foram definidos considerando principalmente o rebanho efetivo e a população de cada região. Durante esta semana, a Seagro recebeu os prefeitos das cidades envolvidas para discutir o desenvolvimento do projeto em cada local. 

O prefeito Julio Mokfa enfatizou que, como o projeto tem a ideia de trazer segurança alimentar e incluir os produtores no mercado de consumo, a iniciativa que trará benefícios para toda a população de uma das regiões mais frequentadas por turistas do Estado. “A construção destes matadouros irá favorecer não só a população com produtos de qualidade, como também o turista que visita frequentemente nossa região e exige qualidade”, destaca Mokfa.

Planejamento

O projeto é dividido em três etapas, sendo a primeira fase destinada à elaboração dos projetos arquitetônicos, civil, além do licenciamento ambiental. A segunda será com base na contratação de uma empresa de construção civil para o início das obras e a terceira fase finalizará com a aquisição de materiais e equipamentos para a conclusão e entrega dos abatedouros.