Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Wenderson Araújo

Foto: Wenderson Araújo

O ministro do Turismo, Vinicius Nobre Lages, vem ao Tocantins a convite da senadora Kátia Abreu nesta próxima sexta-feira, 15, para conhecer uma das mais tradicionais manifestações religiosas da região Norte do País, a Romaria do Senhor do Bonfim, no município de Natividade.

A senadora Katia Abreu (PMDB), candidata à reeleição pela coligação “A Experiência faz a Mudança”, e o candidato a governador do Tocantins, Marcelo Miranda (PMDB), acompanharão o ministro durante a celebração da Missa do Senhor do Bonfim. 

A visita do ministro acontece logo após o empenho de recursos da ordem de R$ 1,5 milhão, no Ministério do Turismo, para pavimentação da via de acesso ao Santuário do Senhor do Bonfim. O pedido foi feito pela senadora Kátia Abreu diretamente à presidente Dilma Rousseff, em audiência no Palácio do Planalto no último dia 7 de maio.

Segundo Kátia Abreu, os recursos serão aplicados no asfaltamento da estrada dos romeiros (paralela à rodovia estadual). A Senadora ainda solicitou infraestrutura para o povoado do Bonfim, onde será construído o novo santuário.  As ações para melhoria da infraestrutura aos romeiros seguem planejamento da senadora Kátia Abreu que, por intermédio do Senar/Faet e com o apoio do Sebrae, realizou um diagnóstico socioeconômico, no início deste ano, para detectar os principais problemas daquela tradicional festa religiosa, assim como para identificar o perfil dos romeiros que frequentam o evento. Além disso, desde o ano passado, o sistema Senar/FAET, com o apoio do Sebrae,  instalou dois pontos de apoio ao romeiro entre Natividade e o Povoado do Bonfim. O primeiro no Km 07 e o segundo no Km 17. Ambos dispõem de banheiros, enfermeiros e fornecem apoio aos romeiros durante o dia e a noite.