Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

A Rede Bandeirantes realizou na noite da última terça-feira, 19, um debate com os seis candidatos ao Governo do Tocantins. Estavam presentes o governador e candidato à reeleição, Sandoval Cardoso (SD), o senador Ataídes Oliveira (Pros), o ex-governador Marcelo Miranda (PMDB), a advogada Eula Angelin (Psol), Carlos Potengy ( PCB) e Luís Cláudio (PRTB). O mediador do debate foi o jornalista e diretor da Band, Fernando Hessel.

O debate teve muitas trocas de farpas entre os dois principais postulantes ao cargo até o momento; Marcelo Miranda  e Sandoval Cardoso. O governador, por exemplo, questionou Marcelo Miranda sobre seu planejamento para a saúde durante o período em que esteve à frente do Governo do Estado. “Qual foi o planejamento deixado na saúde durante seu governo nos oito anos de..., opa, sete, o senhor foi cassado!?”, ironizou. Em resposta e não muito satisfeito com a palavra “cassado”, Marcelo Miranda respondeu que Sandoval participou de seu governo e todos os projetos foram aprovados na Assembleia Legislativa com apoio do então deputado Sandoval. “Não adianta querer enganar a população a saúde está um caos, não queira imputar as pessoas se o senhor não tem condições de governar”, afirmou Marcelo Miranda.  

Ataídes Oliveira também não se ateve e também colocou lenha na fogueira. O candidato com certa ironia endereçada ao governador Sandoval Cardoso afirmou que ele não tinha condições de responder aos seus questionários caso os fizesse. Não satisfeito, Ataídes ainda salientou que se não fosse o Siqueira ou o “Siqueirinha” Sandoval não seria governador do Estado.

Após Ataídes alfinetar Sandoval e salientar que o Estado está endividado, o governador respondeu dizendo que Ataídes vai ficar mais quatro anos no Senado e que precisará de sua ajuda para colocar o Estado em ordem. Ataídes por sua vez rebateu dizendo que "o problema do Estado não é só esse endividamento. O problema do Estado é essa sangria chamada corrupção”, disse.

A candidata Eula manteve-se serena no debate e preferiu não se comprometer. Já Potengy e Luíz Cláudio deram algumas alfinetadas nos adversários.

Planos

Na oportunidade os candidatos falaram sobre seus planos de Governo. Marcelo Miranda afirmou que quer ser governador do Tocantins para mudar a realidade vivida no Estado. Ainda disse querer que as políticas públicas possam ser concretizadas, voltando os programas habitacionais, revendo a segurança pública do Tocantins.  “Quero ser governador para que possa dar um choque de gestão”, disse.

Sandoval Cardoso disse estar trabalhando para honrar os compromissos. Já Eula Angelin afirmou que o que mais se precisa no Estado, é mudar a saúde. "Adotaremos a meritocracia e mudaremos essa imagem negativa"  disse.

 Ataídes Oliveira se pronunciou dizendo que está na política por pura indignação. Potengy falou em compromissos com a sociedade, com propósitos de fazer mudança. Ainda salientou que o governo deve ser de forma transparente. 

Luis Claudio quer fazer do Tocantins o Estado modelo. "é necessário que usemos um paradigma, renovação. Vamos cuidar do Tocantins do jeito que ele merece", afirmou. (Matéria atualizada às 11h04)