Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

O secretário estadual da Agricultura e Pecuária (Seagro), Ruiter Padua, e representantes da Fundação Nacional do Índio (Funai) estiveram reunidos para buscar ações conjuntas de melhorias nas comunidades indígenas do Tocantins. A reunião aconteceu na tarde desta quarta-feira, 27, no gabinete da Secretaria, em Palmas. Atualmente o Tocantins possui uma população aproximada de 13 mil indígenas, distribuídas em oito etnias.

Segundo o coordenador Regional da Funai no Tocantins, Conceição Pereira da Costa, a reunião serviu para aproximar a Seagro e a Fundação em prol dos povos indígenas. “Precisamos fortalecer essa parcerias para inserimos os povos indígenas nos programas sociais de incentivos a melhorias de qualidade de vida”, argumentou.

Entre as melhorias de desenvolvimento nas comunidades indígenas foram citadas: a participação da Funai no Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável (Cedrus); aquisição de sementes de diversas culturas; inserção no programa do Governo Federal ‘Minha Casa Minha Vida Rural’; capacitação, entre outros benefícios.   

Segundo o Secretário da Seagro, Ruiter Padua, a parceria é de fundamental importância para fortalecer o desenvolvimento das comunidades. “Podemos somar esforços e buscarmos atender as demandas indígenas. Um exemplo é organizar melhor a forma de produção e comercialização dos artesanatos produzidos para gerar mais renda nas comunidades”, disse. (Ascom Seagro)