Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Começa na próxima segunda-feira, 1º de setembro, a 2ª etapa da vacinação contra o vírus HPV. Mais de 46 mil doses da vacina já estão sendo distribuídas aos 139 municípios do Tocantins. O público alvo da vacinação são meninas não indígenas entre 11 e 13 anos e meninas indígenas entre nove e 13 anos. Na primeira etapa realizada em março deste ano, o Tocantins conseguiu atingir 98,91% de cobertura. 

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) esclarece ainda que aquelas meninas que pertençam à faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde e que ainda não tenham tomado a primeira dose da vacina também podem procurar as salas de vacinação mais próxima para iniciar o esquema vacinal.

Segundo a técnica da Coordenação de Imunização do Estado, Maria de Lourdes Miranda Brandão, as doses já estão disponíveis para retirada dos municípios nas centrais de abastecimento de vacinas em Palmas, que atenderá 88 municípios do Estado, e Araguaína, que atenderá outros 55 municípios do Norte e Extremo-Norte do Tocantins.

HPV

Segundo o Ministério da Saúde, a vacina contra HPV tem eficácia comprovada para proteger mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual. A vacina contra o HPV foi introduzida este ano no calendário vacinal do Sistema Único de Saúde (SUS). Antes a vacina só era disponibilizada na rede privada.

A vacina confere 98% de eficácia à imunidade contra o vírus que é considerado fator preponderante para o surgimento de lesões cancerígenas no colo de útero. Segundo o Ministério, a vacina utilizada confere proteção contra quatro subtipos (6, 11, 16 e 18) do HPV, sendo os subtipos 16 e 18 responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer de colo do útero em todo mundo. (Ascom/Sesau)