Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Parte da segunda etapa do Projeto Sesc Amazônia das Artes, a exposição “Grafias de Luz, Fatos Gráficos”, de Ordi Calder, chega à Galeria Sesc de Artes, em Palmas. A mostra que reúne imagens formadas no contraponto entre luz e sombra têm vernissage nesta quarta-feira, 3 de setembro, às 19h, e pode ser conferida gratuitamente até o dia 30 deste mês. 

Composta por fotografias em preto e branco que revelam formas geométricas, as imagens são projetadas a partir da luz do sol em estruturas e objetos urbanos. Para o curador da exposição, Vone Petson, a exposição pretende promover a expansão da consciência do observador. “A mostra buscar [re]significar a realidade que cerca quem observa, possibilitando uma abertura no olhar, nas imagens canonizadas para perceber a realidade com outros olhos, e ver as coisas por outros ângulos”, destaca. 

O Artista

Nascido em Cuiabá-MT, Ordi Calder é fotógrafo autodidata, formado em história (UFMT) e especialista em design gráfico (Anhembi Morumbi-SP). O fotógrafo participou de salões estaduais, exposições nacionais e internacionais, recebeu prêmios e recentemente teve uma obra selecionada no concurso internacional de fotografia Ecologycal Truth 2014, que fará circuito na Sérvia, Bulgária e outros países.

A mostra

Grafias de Luz reúne 17 fotografias criadas com o objetivo principal de despertar reflexão sobre a integração harmônica entre luzes e sombras. Extraídas de elementos urbanos, revelam formas insinuantes do cotidiano capturadas no ponto intrínseco formado pelo olhar do fotógrafo e a estética coincidente entre luzes e suportes. 

A exposição estará disponível para a visitação até o dia 30 de setembro na Galeria Sesc de Artes, localizada na 502 norte. A galeria funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 21h30. A entrada é gratuita.