Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

No próximo dia 13, acontece o  Dia “D” de combate às queimadas que integra o Plano de Contingência para Incêndios Florestais e Queimadas Urbanas no Município de Palmas  2014, da Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Civil.

Devido à maioria dos focos de incêndio ser registrada na Zona Rural, principalmente os de grandes vultos, o público-alvo são as comunidades rurais do entorno de Palmas.

O superintendente da Defesa Civil, Iranilton Sales, destaca que o objetivo é alertar e orientar na prevenção e combate às queimadas. Também serão reforçadas as informações sobre as consequências penais das queimadas ilegais.

“As queimadas podem ser evitadas ou ter suas consequências minimizadas através da preparação prévia dos atores sociais. É fundamental o trabalho de conscientização”, explica Sales.

Este ano serão feitas 10 rotas na Zona Rural e a saída das equipes será às 7 horas do pátio do 1º Batalhão do Corpo de Bombeiros. Cada instituição parceira definirá sua contrapartida na execução do projeto, tanto na disponibilização de automóveis abastecidos como de servidores.

Parceria

A ação tem a parceria das secretarias municipais de Desenvolvimento Urbano Sustentável, Desenvolvimento Rural e Saúde, do Corpo de Bombeiros, do Instituto de Natureza do Tocantins (Naturatins), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), da Companhia de Saneamento do Tocantins (Saneatins),  da Companhia de Energia Elétrica do Estado do Tocantins (Celtins), da Defesa Civil do Tocantins, da Eletrobrás, da Eletronorte e da Infraero. (Secom Palmas)