Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Cleuber de Souza

Foto: Cleuber de Souza

A senadora e candidata a reeleição Kátia Abreu (PMDB) garantiu no final da manhã desta sexta-feira, 12, em Peixe, durante discurso em praça pública, que o Tocantins nos próximos quatros anos deve viver um novo período de prosperidade e crescimento com a retomada do desenvolvimento e a melhoria efetiva dos serviços públicos.

A senadora avalia que o Tocantins tem um papel importante a desempenhar como Estado solução para o Brasil. Para ela, o Tocantins deve se consolidar como o Estado da logística, mas precisa fazer o dever de casa. A senadora defende junto ao governo federal a conclusão de três rodovias que cortam o Estado que em sua opinião, são de fundamental importância na integração regional. A BR-010 que liga ao Maranhão e Piauí; a BR- 135, que liga o Piauí ao Pará passando pelo Bico do Papagaio e a BR - 042 que liga a Bahia com Mato Grosso, passando pela região Sudeste e cortando a Ilha do Bananal.

Ela informou que estas obras já estão inseridas na programação do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC III). A senadora acredita com a parceira de Marcelo Miranda e Dilma Rousseff estas obras estarão garantidas como foi no passado para a viabilidade das ferrovias Norte Sul e Leste Oeste e ainda a duplicação da Rodovia BR-153 e a Hidrovia Tocantins, estas duas últimas resultado da sua atuação permanente no Congresso Nacional em defesa de investimentos para resolver gargalos de infraestrutura que retardam o desenvolvimento do País.

Na oportunidade a Senadora informou ainda que vai ajudar o governador Marcelo Miranda realizar a obra prioritária para a região Sudeste que é a construção da ponte sobre o Rio Manoel Alves ligando os municípios de São Valério e Santa Rosa. Ela explica que a região que conta com quase 100 mil hectares de áreas plantadas de grãos enfrenta problemas para escoação da produção. “Os produtores estão fazendo a parte deles, estão plantando, infelizmente o governo não vem acompanhando este processo, com obras de infraestrutura, necessárias, mas isso vai mudar”, garantiu Kátia Abreu ao informar que solicitou a presidente Dilma verba de R$ 10 milhões para realização da obra.

Pelo menos três ex-prefeitos de Peixe Nadin Haje (PSD), Pedro Paulo (PMDB) e Nilo Vieira (PSD) se juntaram aos vereadores Lenildo Batista, o índio (PTN), presidente da Câmara; Rosane Nascimento (PT do B), Leide Vieira (PSD), Jusmael Pereira (PSD) e Sebastião de Paula e a lideranças de outros municípios como o ex-deputado Udson Bandeira (PMDB) de Formoso do Araguaia e Dona Euridice, ex-prefeita de Jaú do Tocantins ajudaram a recepcionar a comitiva tendo à frente a senadora Kátia Abreu e o candidato a governador Marcelo Miranda e candidatos a deputado federal e estadual. O sol do meio dia não impediu de um grande público de participar da carreata pelas principais ruas e avenidas da cidade e da concentração no centro da cidade que serviu para os candidatos ouvirem a população e falar de suas propostas para governar o Tocantins.