Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Joatan Silva

O secretário da Agricultura e Pecuária, Ruiter Padua, participou na manhã desta sexta-feira, dia 12, da programação do evento Tour of Brazil – Tocantins, em que embaixadores eslovacos representam a União Europeia para identificação de oportunidades de investimentos no Brasil. O evento começou na quinta-feira, dia 11, e segue até a tarde desta sexta, dia 12, no auditório da reitoria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO).

Padua apresentou aos embaixadores informações do segmento rural no Tocantins. Atualmente, são destaques da economia tocantinense a produção de grãos e a pecuária. Mas também foi destacado o potencial do Estado para atividades como piscicultura, florestas plantadas e apicultura. “Nós defendemos a diversificação de atividades nas propriedades rurais para aumentar a renda do produtor, especialmente o pequeno”, disse.

O secretário também apresentou os projetos de irrigação que potencializam a fruticultura, produção de sementes e pastagens irrigadas. Ainda apresentou a atuação do Estado na assistência técnica rural e defesa sanitária através do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) e Agência de Defesa Agropecuária (Adapec).

Após a apresentação de Padua, o embaixador da República Eslovaca no Brasil, Milan Cigán, comentou que esteve no Tocantins há 13 anos e ficou surpreso com o desenvolvimento do Estado neste período. “Pelas informações apresentadas, o Tocantins teve um crescimento fantástico. A nossa missão com essa visita é conhecer os problemas, necessidades e oportunidades para em conversa entre os membros da União Europeia, decidirmos pelos melhores investimentos”, afirmou. (Ascom/Seagro)