Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação GMP

Com as queimadas  provocadas pela ação do homem diversos animais silvestres estão deixando seu habitat natural e fugindo para a cidade. Na manha desta segunda-feira, 15, a Divisão Ambiental da Guarda Metropolitana de Palmas recolheu um filhote de ema e três filhotes de periquitos, na área urbana da Capital.

O filhote de ema foi capturado por populares na quadra 404 Norte que acionaram a GMP que foi até o local e recolheu o animal.

Já os  três filhotes de periquitos foram entregues neste final de semana na 2ª Companhia do Corpo de Bombeiros em Taquaralto, por um cidadão, que não quis se identificar. Um dos filhotes estava muito  debilitado e  veio a óbito.

O superintendente da GMP Ambiental, Heleno Freitas, acredita que os animais estão fugindo das queimadas provocadas. “Com a queimada  na serra eles descem para  a cidade procurando abrigo e proteção”, disse.

O secretário de Segurança e Defesa Civil, Francisco Viana, acredita que todos eles serão reinseridos na natureza. “Infelizmente as queimadas provocadas pela ação do homem está causando esse desequilíbrio na nossa  fauna e flora. O filhote de ema e os periquitos serão destinados ao Centro de Triagem em Araguaína, onde serão  avaliados por um veterinário e posteriormente reinseridos na natureza”, disse.

Todos os animais recolhidos pela GMP Ambiental, se encontram na sede da Guarda Metropolitana de Palmas e serão encaminhados para o Centro de Triagem de Animal Silvestre (Cetra) em Araguaína (TO). (Secom Palmas)