Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Valério Zelaya

Quem compareceu ao Theatro Fernanda Montenegro na noite deste domingo, 14, pode conferir de perto o espetáculo de dança trazido ao palco pelos bailarinos da Mostra Cultural de Dança – Vida e Arte em Movimento que alternou passos de modalidades diferentes como Sapateado, Jazz, Balé Clássico, Hip Hop, Dança de salão e Contemporânea. Os bailarinos contagiaram o público que não deixou por menos participou com palmas ritmadas e aplaudiu com entusiasmo cada apresentação.

“Estou surpreso com a qualidade do espetáculo e feliz por saber que Palmas está evoluindo também na dança. Temos muitos talentos em nossa Capital só precisamos aproveitá-los melhor, valorizá-los e dar espaço para que possam brilhar, assim como estes jovens dançarinos fizeram hoje”, elogiou o professor de dança Jefferson Marques que trabalha em escolas públicas e privadas com cursos de dança.

O artista ressaltou também o importante papel do poder público em abrir espaços como esta Mostra para que os dançarinos e os alunos possam testar-se no palco. “Dançar para a plateia, ver a reação do público, o calor e a receptividade fortalecem a arte. Fico feliz por ver que os gestores estão valorizando esta modalidade cultural e desejo ver novos espetáculos como este com certeza”, frisou Marques.

A estudante de dança Anna Gabriela Rebouças faz parte do Balé Popular do Tocantins, e veio com uma turma de mais de 40 jovens dançarinos, assistir a Mostra de Dança. “Foi um verdadeiro show, estou muito feliz por ver que a dança no Tocantins está evoluindo e conquistando seu espaço”, destacou a bailarina que dança desde os cinco anos de idade.

A plateia ficou hipnotizada com os passos ritmados do sapateado ao som do Jazz e encantada com o figurino vestido pelos dançarinos. O Balé Clássico nas pontas das sapatilhas da bailarina goiana Ana Carolina Alves dos Santos passou ao público a sensação de leveza e levitar que só as grandes bailarinas transmitem.

O Hip Hop do Grupo Legacy, de Goiânia, trouxe as batidas urbanas para dentro do teatro e rendeu aplausos e euforia na plateia jovem. O tango marcante Por Una Cabeza de Carlos Gardel veio com interação com cadeiras, belos trajes e muita sensualidade para o tablado. A Salsa fez toda a plateia acompanhar com palmas ritmadas os passos da dança tradicionalmente alegre e vibrante.

“Estamos muito felizes em ver que o público gostou da nossa dança e ver que alcançamos nosso objetivo maior que é difundir a cultura da dança, valorizar nossos artistas, trazer convidados, oferecer para Palmas uma nova alternativa cultural através da dança”, explicou a dançarina Lorena Gontijo uma das idealizadoras da Mostra de Dança.

O dançarino e coreógrafo Elton Fialho também faz parte do grupo e parabenizou a todos os participantes da Mostra e agradeceu a receptividade do público. “Cada peça deste espetáculo é muito importante, os que dançam e os que aplaudem, afinal todos valorizam a arte de dançar”, ressaltou Fialho. (Secom Palmas)