Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Com o tema 'Demência: Podemos diminuir o Risco?' a Associação Brasileira de Alzheimer no Tocantins (Abraz-TO) juntamente com a Universidade da Maturidade (UMA/UFT) irão realizar na próxima sexta-feira, 19 de setembro, das 14 às 18 horas, o seminário Dia Mundial da Doença de Alzheimer para divulgar informações sobre a demência que acomete mais de 1,2 milhões de brasileiros. O evento é gratuito e irá acontecer no auditório da Assembleia Legislativa.

"O objetivo é sensibilizar a população em geral, entidades públicas e privadas de saúde sobre essa doença, como também levar informações a familiares e cuidadores de pessoas que possuem alzheimer", disse a Coordenadora Nacional da UMA/UFT e presidente da Abraz, Drª Neila Barbosa Osório.

Para falar sobre a doença, a Abraz convidou a professora da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Coordenadora do Núcleo Palotino de Estudos do Envelhecimento Humano da Faculdade Palotina de Santa Maria (RS), Carmen Maria Andrade. "Eu irei abordar as estratégias de tratamento e discutir questões sobre prevenção. Além disso, contarei minha experiência de trabalho como estudiosa e ao mesmo tempo ter uma pessoa da família diagnosticada com alzheimer", declarou a professora.

Segundo o diretor científico da Abraz e vice-coordenador da UMA, Luíz Sinésio Neto, a finalidade do evento é esclarecer a população sobre a demência, abordando questões como diagnóstico, tratamento e orientações sobre os cuidados às pessoas alzheimer. "Lembrando que a associação já realiza uma reunião mensal de apoio aos familiares de pessoas que possuem a demência. Onde são feitas trocas de experiências e comportamentos com o intuito de ajudar a melhorar a vida dos pacientes com a demência", explicou o coordenador.   

Dia Mundial da Doença de Alzheimer

O Dia Mundial da Doença de Alzheimer é celebrado no dia 21 de setembro. Neste mês, a Abraz tem como prioridade divulgar a doença e contribuir para o constante investimento no tratamento de pacientes e apoio aos familiares-cuidadores.

Na próxima quinta-feira, 18-09, às 19 horas, irá acontecer a reunião mensal de apoio aos familiares de pessoas que possuem a doença, no Projeto Viver Melhor, localizado na 108 Sul, alameda 05. O encontro contará com a presença da professora Carmen Maria Andrade.