Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Valério Zelaya

Aconteceu na manhã desta terça-feira, 16, na sala de reuniões da Secretaria de Desenvolvimento Rural (Seder), a entrega dos certificados do Curso Básico em Piscicultura de Peixes Tropicais. O curso foi realizado no período de 26 setembro a 4 de agosto, com carga horária de 120 horas, e foi direcionado aos servidores da pasta. Participaram da entrega os titulares da Seder, Roberto Sahium, e de Planejamento e Gestão, José Roberto Torres Gomes.  

Participaram do curso, 16 servidores da Seder. O curso visa atender a demanda futura do setor pesqueiro quando estiver em funcionamento os projetos dos parques aquícolas em Palmas. Ao todo serão implantados quatro parques aquícolas e outros quatro condomínios na região de Santa Luzia e Sucupira e com uma previsão de investimentos em obra logística de R$ 209 milhões. Além da atração de outros empreendimentos industriais para a fabricação de ração e frigoríficos especializados. 

A produção de pescado está estimada em 10 mil toneladas, o que ainda de acordo com o secretário Roberto Sahium vai demandar profissionais com conhecimento para atuar no setor. “O extensionista é o que vende a ideia e executa o projeto e desta forma quanto mais qualificado não resta dúvida o setor vai ser bem desenvolvido”, disse o secretário. Ainda segundo Sahium, a capacitação é que vai nortear toda a cadeia produtiva. 

Para o concluinte do curso Roberto Carvalho, a capacitação e mais uma ferramenta, “É muito bom poder contar com um treinamento como esse, pois agrega valor a nós servidores com mais conhecimento e atendimento com o máximo de controle e dentro dos padrões”, disse Carvalho, falando em nome da turma. 

Saiba mais 

O peixe tropical, ao contrário dos outros animais terrestres, pode ser criado em várias maneiras diferentes, dependendo das condições da propriedade, espécie considerada e aceitação de mercado. Didaticamente, é possível dividir o sistema de criação em extensivo, semi-intensivo (policultura e criação consorciada), intensivo e superintensivo (tanque de concreto, gaiolas e circuito fechado). Essa grande diversidade de condições de criação que o peixe pode ser submetido, com resposta positiva de produção, fornece ao produtor uma diversidade de produto a ser escolhido, conforme a necessidade local ou regional a que se destina, alimento e/ou lazer tem que ser obedecidas, pelo fato de os peixes se moldarem a diferentes condições de criação. (Secom Palmas)