Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

As brincadeiras e jogos de dez países diferentes são a inspiração para o Encontrão 2014 dos alunos do Sesc Palmas. As crianças vão se reunir na Praça da Árvore nos dias 20 e 27 de setembro, às 16h30, para conhecer um pouco da cultura da Inglaterra, Estados Unidos, Japão, Suíça, África do Sul, França, Alemanha, Itália, México e, claro, do Brasil. 

Durante o primeiro semestre deste ano, os alunos do Sesc Palmas participaram do projeto institucional Povos de Todo Mundo, que instigou a curiosidade das crianças: “Será que os garotos e garotas dos outros países brincam com as mesmas brincadeiras que a gente? Será que possuem os mesmos nomes?” Para responder a estes questionamentos, de uma maneira bem divertida, os professores organizaram um encontro com os pais e estudantes. 

O projeto Encontrão pretende possibilitar aprendizagens, tais como: ampliar o olhar desses países através desses elementos da cultura corporal, os lugares onde os jogos e brincadeiras são praticados, regras, materiais utilizados, roupas, acessórios, a função e importância de cada um e a percepção de que há vários componentes na nossa cultura herdada das práticas desses povos, além de resgatar momentos prazerosos de muitas brincadeiras entre pais e filhos. 

Tocantins

Eventos semelhantes ao Encontrão que será feito em Palmas acontecerão em Gurupi, Porto Nacional e Paraíso do Tocantins neste mês. (Ascom Sesc)