Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Ascom Seduc

Dezenove estudantes de sete municípios do Tocantins estão em Palmas nesta quinta-feira, 18, para a última etapa da seleção estadual do programa Jovens Embaixadores do Brasil. Pela manhã eles participam de palestras sobre o programa e de dinâmicas motivacionais. A partir das 13 horas, os alunos passarão por teste oral coordenado pela Comissão de Seleção e Avaliação do programa Jovem Embaixador no Tocantins. Ter fluência na língua é dos quesitos necessários, já que o escolhido a representar o Estado no programa empreenderá viagem de três semanas aos Estados Unidos.

Os 19 alunos que estão na fase final da etapa estadual são de Palmas, Gurupi, Dianópolis, Guaraí, Paraiso, Araguaina e Arraias. Além de palestras, os finalistas também conversaram com a representante do Tocantins na edição deste ano do programa, a estudante Graziele Felipe, do Centro de Ensino Médio de Gurupi. Segundo ela, participar do programa lhe trouxe uma nova visão de mundo. Aos estudantes finalistas, ela falou sobre a experiência no país americano na viagem que fez em janeiro e os incentivou a participarem de projetos como o Jovens Embaixadores.  

No período vespertino desta quinta-feira será realizada a entrevista oral, em inglês. Além do domínio da Língua Inglesa, serão analisados os aspectos de personalidade, potencial de liderança, simpatia, responsabilidade social, companheirismo e flexibilidade para trabalhar em grupo.

A Comissão de Seleção e Avaliação do programa Jovem Embaixador no Tocantins é formada por quatro profissionais da Educação, servidores da Seduc. Serão pré-selecionados quatro alunos do Tocantins que seguirão para a etapa nacional cuja avaliação é realizada pelo Comitê Nacional de Seleção da Embaixada Americana. Apenas um será escolhido para representar o Tocantins. O resultado será divulgado no dia 24 de outubro.

O estudante tocantinense selecionado viajará com Embaixadores dos outros 25 estados brasileiros e do Distrito Federal, em janeiro, para os Estados Unidos, onde vão visitar escolas e projetos sociais, participar de oficinas sobre liderança e empreendedorismo, conhecer os principais monumentos americanos e participar de reuniões em organizações dos setores público e privado.

Incentivo e oportunidades

Para a secretária de Estado da Educação e Cultura, Adriana Aguiar, a participação no Programa é importante porque permite aos estudantes expandir seus horizontes, conhecer outros alunos e reconhecer a importância de uma postura cidadã. “Não deixa de ser um incentivo aos estudos e um exemplo claro das oportunidades que surgem quando o jovem se dedica e define suas próprias metas de vida e acadêmicas. Todos aqui são vencedores porque passaram por várias fases da etapa estadual e, sobretudo, porque são reconhecidos como líderes em suas comunidades”, disse. Na edição deste ano, 155 estudantes do Tocantins se inscreveram e 19 chegaram à final.

O programa é uma iniciativa da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil e conta com o apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), entidade que Adriana Aguiar é vice-presidente pela região Norte.

Jovens Embaixadores

O programa existe há 12 anos e busca beneficiar alunos brasileiros da rede pública que se destacam em suas comunidades não apenas como bons alunos, mas também como cidadãos.

Além do Consed, o programa Jovens Embaixadores tem o apoio do Ministério da Educação (MEC), das Câmaras Americanas de Comércio de São Paulo e do Rio de Janeiro, e das empresas Federal Express – FEDEX, Merck Sharp & Dohme, Dow Brasil S.A., Microsoft , Carlson Wagonlit Travel, United Airlines e Banco Bradesco. (Ascom Seduc)