Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

No último final de semana, cerca de 200 pessoas receberam orientações na 1ª Blitz da Trombose, em referência ao Dia Nacional de Combate e Prevenção, comemorado no dia 16 de setembro. Uma equipe de especialistas do Instituto da Circulação e Laser (ICL) realizou a conscientização, tirando as dúvidas e alertando sobre os riscos da doença para quem passava pelo Palmas Shopping.

Os cirurgiões-vasculares esclarecem que todos devem ficar atentos, apesar do maior número de reincidência ser em idosos. “É importante manter uma rotina saudável, fazer exercícios físicos, não ficar muito tempo parado. A caminhada, o exercício de modo geral, melhora a circulação dos membros inferiores, o que ajuda na prevenção da doença”, ressaltou a cirurgia-vascular Ana Célia Tavares.

Para o cirurgião-vascular, Silvio Alves da Silva, a Blitz é importante para divulgar para a população a diferença de trombose arterial para a trombose venosa. “O evento tinha como foco a trombose venosa, que diferente da trombose arterial (que pode levar a amputação do membro) pode vir a causar embolia pulmonar com risco de morte ou tardiamente causar sequelas. Entender essa diferença e conhecer os sintomas torna mais fácil e eficaz as medidas preventivas. E caso ocorra algum sintoma ou sinal, a pessoa deve procurar o atendimento médico de um especialista o mais rápido possível”, salientou.

A ação agradou muito quem passava pelo shopping. “Essa conscientização é importante para chamar atenção das pessoas para uma doença tão comum e também tão desconhecida. Ter essa oportunidade de conversar com especialistas no assunto e tirar as dúvidas faz toda diferença na prevenção”, destacou o participante da ação, Alexandre Velasco.