Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Agricultores de Miracema do Tocantins e região terão a oportunidade de se informar a respeito de pragas e doenças que atingem as lavouras de abacaxi, produto que movimenta a economia local. A Reunião Técnica sobre Doenças do Abacaxizeiro, promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro), será realizada no próximo dia 03, sexta-feira. O evento acontece das 8 às 12 horas, na Packing House de Miracema, às margens da TO-342, próximo ao Sindicato Rural do município.

Segundo o diretor de Fomento à Agropecuária da Seagro, José Américo Vasconcelos, ao todo, cerca de 150 pessoas devem participar do evento. “A reunião será aberta aos produtores, com entrada gratuita, e vai fornecer informações importantes sobre temas de interesse do produtor de abacaxi”, disse.

Conforme o supervisor do Departamento de Fruticultura e Tubérculo da diretoria, Anderson Pereira, serão abordados temas relativos ao manejo de pragas e doenças, como a fusariose, doença transmitida principalmente por mudas infectadas, que é uma das que mais atinge este tipo de plantação. “O evento contará com a participação de representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e também da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)”, frisou.

Dados

A região de Miracema do Tocantins, que compreende municípios como Miranorte, Barrolândia e Rio dos Bois, produziu no ano passado 10,2 milhões de frutos, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O número corresponde a 24,5% da produção total do Estado, que foi de 41,53 milhões no mesmo período.

Programação

Das 8 às 9 horas será realizada a inscrição dos interessados. Das 9 às 10h30, acontece a primeira palestra “Manejo Integrado de Pragas e Doenças do Abacaxizeiro”, ministrada pelo Dr. Aristóteles Pires de Matos, da Emprapa. Das 10h30 às 11h20, Carlos César Barbosa Lima, da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), falará sobre o “Uso Correto e Seguro de Agrotóxicos na Cultura de Abacaxi”.

Das 11h20 às 11h50, José Dourado, da Superintendência Federal da Agricultura no Estado (Mapa), explanará sobre a “Instrução Normativa n° 43”, que estabelece as normas para a produção e comercialização de material de propagação de abacaxizeiro e seus padrões. Os últimos dez minutos do evento serão dedicados ao debate entre todos os participantes. (Ascom Seagro)