Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Juliano Ribeiro

Foto: Juliano Ribeiro

A Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro) assina nesta quarta-feira, dia 1°, às 9 horas em Pedro Afonso, um Termo de Acordo de Cooperação Técnica com a Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (Coapa) com a intenção de implantar um laboratório de Classificação de Grãos e avançar na produção integrada de frutas na região. A assinatura acontece na sede da Cooperativa.

A implantação do laboratório será conjunta ficando a cargo da Coapa a disponibilidade do local apropriado com três divisões sendo salas para: recepção, classificação e arquivo de amostras e produtos, bem como arcar com os custos de manutenção e operacionais do local. Já a Seagro, deve adquirir os equipamentos e materiais necessários para a realização dos trabalhos como: máquina testadora de arroz, determinador de umidade, balança de precisão, paquímetro, entre outros equipamentos. Além disso, será dado todo o suporte técnico, supervisão e fiscalização com intenção de garantir a qualidade dos resultados dos trabalhos.

Segundo o secretário da Agricultura e Pecuária, Ruiter Padua, essa parceria garantirá mais qualidade aos grãos produzidos. “A região Central do Estado tem sido promissora na produção de grãos, com isso há uma demanda pela classificação e essa parceria com a Coapa deve garantir que o que tem sido produzido esteja dentro dos perfis exigidos pelas normativas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento”, informou.

Outra área que deve ser beneficiada com o Termo de Acordo de Cooperação Técnica é a fruticultura integrada que possibilitará o desenvolvimento sustentável, proteção ao meio ambiente e ecossistema equilibrado. (Ascom Seagro)