Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Antonio Gonçalves

Na tarde de terça-feira, 30, o prefeito Carlos Amastha, entregou às comunidades do Jardim Aureny III e dos setores Morada do Sol e Santa Bárbara, a reforma das três unidades dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras). No Cras Santa Bárbara funcionará um espaço gastronômico voltado para formação de mão de obra inclusive na área de panificação com a reativação do programa do "Pão Nosso".

As reinaugurações iniciaram pelo Cras Aureny III, seguido do Cras Morada do Sol e por último Cras Santa Bárbara. Uma verdadeira maratona realizada pelo prefeito Carlos Amastha, acompanhado pela primeira dama Glô Amastha e secretários.

Para Carlos Amastha, o espaço gastronômico do Cras Santa Bárbara possibilita não só a reativação do programa Pão Nosso, criado na gestão Nilmar Ruiz, o mesmo será um centro de formação de mão de obra, geração de emprego e renda.

Durante a entrega, Amastha assinou um termo de doação, no valor de R$ 26 mil, oriundos do seu salário, que foi investido na compra de equipamentos e utensílios para  a cozinha industrial do local.

“É com imensa satisfação que entrego este espaço maravilhoso revitalizado com mais vida. Com a reforma, ampliação e  melhoria da estrutura física o CRAS torna-se  um  lugar da convergência de diferentes ações e não se limita a um programa apenas. Temos hoje um espaço gastronômico montado com todos os equipamentos necessários. Vamos capacitar as pessoas e garantir a empregabilidade e melhorar a qualidade de vida da população”, destacou Amastha.

O espaço habilitará o participante em fazer pães, massas, pizzas e salgados, tanto artesanalmente como também de forma industrializada, com atividades práticas de manipulação de alimentos e manuseio de equipamentos. “As padarias estão entre os estabelecimentos comerciais que mais têm se modernizado nos últimos tempos, visando atender às novas expectativas do consumidor. Hoje, elas vão muito além do tradicional pão francês e a especialização dos profissionais que atuam nesses estabelecimentos se torna uma prioridade”, ressaltou Glô Amastha.

A secretária de Desenvolvimento Social, Maria Luiza Gomes, destaca que a Sedes através dos parceiros conveniados e com a reimplantação do programa “Pão Nosso” promoverá  qualificação e a transformação do programa num polo: uma área de gastronomia que futuramente venha atender o setor de hotelaria, bares e restaurantes da Capital.  “Com a entrega desses Cras, se fecha mais um ciclo para este ano 2014. Efetivamente cumprimos as demandas da ação social e passamos atender com qualidade e a  ofertar  nossos serviços  em lugares dignos, que prestem condições para  população de Palmas,” destacou.

O eletricista Carlos Eduardo Gonçalves, casado e pai de três filhos, morador do setor Santa Bárbara há mais de um ano destacou parecer um sonho ver  o prédio público que servia de abrigo para  criminosos, se  transformar em um  ambiente sadio. “O prédio vai melhorar a vida de nossa comunidade que estava esquecida e invisível durante anos.”

Também participaram do evento a professora Nilmar Ruiz, o vereador Claudemir Portugal representando a Câmara dos Vereadores, presidentes de associações dos moradores dos setores beneficiados, secretários municipais, entre outros. (Secom Palmas)