Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Com uma área de 3.673 hectares e uma produção de 23.274 toneladas em 2013, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a banana se destaca no cenário da fruticultura tocantinense. Diante da importância do setor para a economia, o governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro) promoveu nesta quinta-feira, dia 2, o Dia Técnico da Fruticultura sobre banana e coco, para os produtores do projeto de irrigação São João. Mais de 100 pessoas, entre estudantes, produtores e profissionais agropecuários participaram das palestras, que aconteceram no auditório da Pasta.

Na ocasião, o secretário de Agricultura e Pecuária, Ruiter Padua, destacou que o Estado comercializa a fruta para os estados do Maranhão, Pará, Goiás e exporta para países do Mercosul. “Nosso objetivo é levar melhoria da renda e da qualidade de vida dos produtores, por meio de eventos como este que promovem a troca de conhecimento de forma técnica e objetiva”, afirmou o secretário.

A primeira palestra foi ministrada pelo pesquisador da Embrapa Mandioca e Fruticultura da Bahia e coordenador de produção integrada da Embrapa Tocantins, Aristóteles de Matos, que abordou o tema “Produção Integrada de Banana e Manejo Integrado de Pragas”. Em sua apresentação Matos explicou a importância de se escolher criteriosamente as mudas que serão utilizadas para evitar a temida Broca do Rizoma, popularmente conhecida por Moleque da bananeira.  “Uma muda doente pode espalhar a contaminação em boa parte da lavoura”, explicou Matos, acrescentando as vantagens da produção integrada, que aplica as técnicas de monitoramento, erradicação e controle. “Na produção integrada a tecnologia é utilizada para produzir alimentos seguros, respeitando a segurança do trabalhador”, comentou.

Para o produtor do projeto São João, c esta é uma oportunidade de aprimorar seus conhecimentos e técnicas sobre o assunto. “Sou produtor de frutas aqui no Estado há mais de 12 anos e estou satisfeito. Como quero produzir mais, essas palestras são muito boas e sempre participo”, comentou o produtor.

Visita ao São João

O Dia voltado para a fruticultura foi encerrado com visita técnica realizada em propriedades que produzem banana e coco, localizadas no Projeto São João. Durante a reunião em campo, técnicos da Seagro, da Embrapa, do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) e da Agência de Defesa Agropecuária do Estado (Adapec) se reuniram com cerca de 60 produtores locais para discutir temas relacionados ao manejo integrado de doenças, nutrição de bananeira, além da implantação e manejo da cultura do coco da Bahia. A visita técnica foi iniciada à 14h, no plantio de banana e finalizada no final da tarde em um dos plantios de coco.

Presente na ocasião, o diretor de Fomento à Agropecuária da Seagro, José Américo Vasconcelos, ressaltou que o evento tem o objetivo de reunir produtores da região do Projeto São João, pensando principalmente em capacitar e favorecer a produção local. “Nosso objetivo é levar ao produtor informações relacionadas ao manejo geral, o controle de doenças e pragas, estimulando a produção, além de mostrar que é possível ter lucro, com a utilização de tecnologia simples”, conclui Américo.

Marcos Ribeiro Ferreira é produtor de banana há cinco anos em Minas Gerais e está com grandes expectativas para a primeira produção que será realizada no Projeto São João. “Estou animado com as condições climáticas do Tocantins, além do solo favorecer muito a cultura da banana, acredito que este será o primeiro de muitos anos”, disse animado Ferreira. (Ascom/Seagro)