Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Uma das principais culturas do Tocantins, a produção de abacaxi chegou a 34.210 toneladas do fruto em 2012 segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e é exportada para vários estados brasileiros. Diante da importância do setor para a economia estadual, o município de Miranorte promoveu o 1º Seminário da Cultura do Abacaxi. A abertura ocorreu na manhã desta quarta-feira, dia 20, e contou com a presença do secretário da Agricultura e Pecuária, Ruiter Padua. Mais de 100 pessoas, entre estudantes e produtores, fizeram a inscrição para participar das palestras.

Na ocasião Padua, parabenizou a organização do evento, e ressaltou a importância desde tipo de ação. “O governo do Estado vem investindo nos últimos anos para levar conhecimento ao produtor e gerar renda e qualidade de vida para população, esse é o nosso objetivo”, afirmou o secretário.

Para o secretário municipal de Agricultura, Desenvolvimento e Meio ambiente, Tiago Eduardo Moura, o apoio da Seagro foi decisivo para a realização do evento. “Com a assistência e consultoria da Seagro foi bem mais fácil escolher os temas a serem trabalhados, além do apoio com os palestrantes”, comentou Moura.

A primeira palestra foi ministrada pelo pesquisador da Embrapa Mandioca e Fruticultura da Bahia e coordenador de produção integrada da Embrapa Tocantins, Aristóteles de Matos, que abordou o tema “Boas práticas agrícolas na produção integrada de abacaxi”.  Em sua apresentação Matos explicou a importância de se escolher criteriosamente as mudas que serão utilizadas para evitar a tão temida fusariose, doença que ataca a plantações de abacaxi. “Uma muda doente, pode espalhar a contaminação em boa parte da lavoura”, explicou Matos.

De acordo com o produtor do Assentamento Padre Expedito Domingos Peferl, esta é uma oportunidade de aprimorar seus conhecimentos e técnicas sobre o assunto. “Nós temos apoio do Ruraltins, mas é sempre bom saber mais”, comentou o produtor. 

Dados

O Tocantins é um dos maiores produtores brasileiros de abacaxi. Para cada hectare plantado, 23 mil são frutos colhidos. De acordo com dados da Diretoria de Fomento a Produção Agropecuária da Seagro este ano já foram colhidas 90 mil toneladas de abacaxi. (Ascom Seagro)