Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Marcio Vieira

Como parte da programação do chamado Outubro Rosa - movimento de conscientização, com atividades voltadas ao diagnóstico e prevenção do câncer de mama -, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), vai intensificar as ações da Carreta da Saúde da Mulher, levando atendimento para municípios que estão com programação ao longo deste mês.

O Outubro Rosa surgiu em 1990 nos Estados Unidos e se espalhou pelo mundo. O rosa remete à cor do laço que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e instituições públicas na luta contra a doença. No Tocantins, o governo do Estado vai oferecer atendimento das três carretas do Programa Saúde da Mulher, Saúde Cidadã para os municípios tocantinenses.

Desde maio de 2013 a setembro deste ano, as Carretas da Saúde da Mulher já realizaram 82.066 atendimentos, em 108 municípios tocantinenses, realizando 28.724, mamografias, 28.449 ultrassonografia de mama e 24.893 exames preventivos de colo de útero. A expectativa é que até dezembro, 90% dos municípios tocantinenses sejam atendidos.

A técnica do setor de oncologia da Sesau, Maria Rita Cabral, destaca as principais ações que serão realizadas nos municípios em parceria com o Estado. “Na carreta vamos levar os exames de mamografia, ultrassom da mama e o exame do colo do útero; e os municípios vão oferecer outras atividades, como palestras que mostram a importância do exame preventivo”, explicou.

Ainda de acordo com Maria Rita, os atendimentos da Carreta da Saúde da Mulher terão como ponto de referência os municípios de Palmas, Presidente Kennedy e Porto Nacional, mas se estenderão a outras cidades durante o Outubro Rosa. “A Carreta 1 ficará em Palmas, a Carreta 2 vai ficar centrada em Presidente Kennedy e depois segue para Muricilândia, Santa Maria - onde também vai atender Centenário e Recursolândia. Já a Carreta 3, vai estar centrada em Porto Nacional e depois em Gurupi”, disse. 

Outubro Rosa em Palmas

Em parceria com o município de Palmas, as atividades do Outubro Rosa começarão na Capital no próximo dia 13, com a carreta atendendo no Distrito de Buritirana, onde permanecerá até o dia 16. De lá, seguirá para a Unidade de Saúde da Família de Taquaruçu, com atendimento de 20 a 23 de outubro; depois vai para o Jardim Taquari, onde o atendimento ocorrerá de 27 de outubro a 06 de novembro. Os atendimentos também serão oferecidos nas Unidade de Saúde da Família das Quadra 503 Norte, de 10 a 20 de novembro. A programação se encerra em Taquaruçu Grande, onde a carreta ficará de 24 a 28 de novembro.

De acordo com a gerente de Atenção Básica do município de Palmas, Nígima Cristina de Oliveira Bezerra, a parceria com o Estado é de fundamental importância para o fortalecimento da saúde da mulher. “Vamos atender em locais de difícil acesso. As mulheres que levariam um tempo para realizar os exames, serão atendidas mais rápido com os exames preventivos, assim como receberão o resultado”, apontou.

Para serem atendidas pelas equipes da Carreta da Saúde da Mulher, as mulheres devem procurar suas unidades de saúde de referência e fazer o agendamento. O atendimento referente à realização de exames como mamografia deve ser buscado preferencialmente pelas mulheres com idade entre 50 e 69 anos; já o exame preventivo do câncer do colo uterino é direcionado às mulheres com idade entre 25 e 64 anos.

Câncer de Mama

Depois dos tumores da pele não melanoma, o câncer de mama é o tipo mais recorrente no Brasil e o mais comum entre as mulheres. De acordo com a Sesau, no serviço de oncologia do Hospital Geral de Palmas (HGP), 406 pacientes cadastradas estão em tratamento ou em acompanhamento. No ano de 2013, foram registrados 56 novos casos de câncer de mama na unidade hospitalar e até setembro deste ano foram 64 novos casos registrados.

Já no Hospital Regional de Araguaína (HRA), de 2000 a 2014 foram tratados 1.347 casos de câncer de mama. Em 2013, foram registrados 137 novos casos e, até setembro deste ano, já foram registrados mais 80 casos. A presença da Carreta da Saúde da Mulher nos municípios tem sido de fundamental importância para identificação precoce da doença, o que resulta em maiores chances de cura. (ATN)