Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Com o objetivo de alertar os produtores rurais sobre o uso correto e seguro de produtos agrotóxicos na cultura do abacaxi, a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e a Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins – Adapec realiza nesta sexta-feira, 03 de outubro, a partir das 8 horas da manhã, uma reunião técnica sobre as doenças do abacaxizeiro, no Packing House, em Miracema do Tocantins.

Segundo o inspetor agropecuário da Adapec, Carlos César Barbosa Lima, que ministrará palestra sobre o uso correto e seguro de agrotóxicos, será apresentado aos produtores rurais e técnicos, uma explanação sobre o Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos – Para da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa, apontando os resultados e benefícios do programa nos últimos dois anos no Tocantins.

Carlos César disse que abordará na reunião um tema de relevância para os produtores de abacaxi que é o uso correto de produtos agrotóxicos com registros específicos para esta cultura. “Estamos alertando os produtores rurais para não fazerem aplicações de produtos que não tenham registros específicos para a cultura do abacaxi, pois os resultados insatisfatórios do PARA restringem o comércio da fruta,” explicou o inspetor. Ele acrescentou que os órgãos de fiscalização tem acesso aos laudos emitidos pelos laboratórios e por meio dessas informações é possível identificar quem está cometendo desvio de uso de agrotóxicos na cultura do abacaxi, e estes sofrerão as sanções administrativas da legislação vigente.

A Adapec informa aos produtores rurais que cultivam abacaxi ou qualquer outra cultura para que antes de adquirir um produto agrotóxico procure um dos escritórios da Agência nos 139 e informe sobre o registro do produto para aquela cultura que deseja fazer a aplicação. (Ascom Adapec)