Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

O Governo do Tocantins por meio da Agência de Defesa Agropecuária participou nesta segunda-feira, 25, no Parque de Exposição Agropecuária de Araguaína, de uma reunião promovida pela Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários (Andav), onde foram discutidos os aspectos legais no comércio, armazenamento e transporte de insumos agrícolas (agrotóxicos) no Tocantins.

Segundo a Andav, o objetivo do encontro é padronizar as ações dos dois órgãos que trabalham com comércio e fiscalização, para que os estabelecimentos que comercializam insumos agrícolas, sob orientação da Adapec possam atuar em conformidade com a legislação.

O representante jurídico da Andav, Armando César Sugawara, abordou os seguintes temas na reunião: Documentos e requisitos técnicos do armazenamento e transporte de insumos agrícolas; Legislação de armazenamento de insumos agrícolas; Legislação de transporte de insumos agrícolas; Deveres e responsabilidades de todos os envolvidos no armazenamento e transporte dos produtos e Processos logísticos no armazenamento.

Já o gerente de Inspeção Vegetal da Adapec, Carlos César Barbosa Lima, apresentou aos participantes as perspectivas para a fiscalização de agrotóxicos para o ano 2020, bem como os resultados alcançados em 2019. “A reunião foi bastante positiva, principalmente no conhecimento técnico apresentado aos participantes das quatro regionais presentes, com destaque para a questão do transporte de defensivos agrícolas, que agregou valor na qualidade das fiscalizações desses produtos que são realizadas nas propriedades rurais e nas empresas de transporte de produtos perigosos,” destacou Carlos César.

Participam da reunião, inspetores de defesa agropecuários e fiscais de defesa agropecuária das barreiras volante das regionais da Adapec de Araguaína, Colinas, Pedro Afonso e Araguatins. Outras duas reuniões acontecerão esta semana nas regionais de Palmas, no dia 28 e em Gurupi, no dia 29.