Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Ademir Anjos

Com foco no desenvolvimento de uma formação estratégica para a Polícia Militar (PM) do Tocantins, o governo do Estado, por meio da Diretoria de Ensino, Instrução e Pesquisa (DEIP), implantou em Palmas o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO), que em sua primeira turma formou 40 militares. Desde a criação do Tocantins, os militares tocantinenses faziam o curso em outros estados da Federação.

Ao longo da especialização, os capitães da PM recebem formação para o desenvolvimento e planejamento de ações estratégicas que possam refletir diretamente na segurança da população. É o que destaca o tenente coronel da Academia Policial Militar Tiradentes (APMT) - instituição responsável pela realização do curso - Marizon Mendes Marques. 

“O curso é um dos pré-requisitos para que os capitães da Polícia Militar sejam promovidos a major e que vão atuar na área de comando, o que exige uma visão estratégica e planejamento na tomada de decisões. É nesse sentido que o curso buscou formar os militares, dando ferramentas para que eles possam estar preparados para desenvolver mecanismo para garantir mais segurança para a população”, ressaltou.

Com carga horária de 450 horas/aula, sendo 90h/a para pesquisa de campo, os participantes da primeira turma do curso tiveram a oportunidade de visitar a Polícia Nacional da Colômbia, que desponta na América Latina como uma das mais eficientes em gestão e tecnologia, para conhecimento e troca de experiências.

Benefícios

De acordo com o coronel Luiz Cláudio Benício, comandante geral da PM, a realização do curso no Tocantins fez com que os capitães fossem capacitados para desenvolver ações que vão ao encontro das necessidades locais. “Esse curso aplicado aqui no Tocantins vem instruir e preparar nosso policias para futuras funções, fazendo com que esses jovens oficiais possam contribuir ainda mais com o nosso comando”, disse.

O coronel Walter Ribeiro dos Santos participou do curso e, para ele, a formação deu uma nova visão para as ações de comando da PM. “Passamos a ter conhecimento das ferramentas, das funções de comando. O gestor precisa ter uma boa visão e com o curso fomos capacitados para perceber as necessidades da população”, ressaltou.

Para o coronel Cândido Marques Soares, que também participou da formação, a implantação do curso em Palmas representa economia para o Estado. “Antes era preciso sair do Tocantins para fazer esse curso, o Estado tinha que arcar com bolsas e, além disso, no período do curso continuamos atuando”, apontou. (ATN)