Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Um eclipse total da Lua acontece na madrugada de quarta-feira, 8. O fenômeno será visível em diversos estados brasileiros. No Brasil, quanto mais a oeste estiver o observador, melhor ele poderá ver o eclipse.

No Acre e no extremo oeste do Amazonas, o fenômeno começa por volta das 5h30. Nessa área, as pessoas poderão ver a Lua escurecida e aparentando um tom avermelhado. Na faixa que inclui Roraima, a maior parte do Amazonas, Rondônia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, o eclipse começa por volta de 6h30.

Mesmo com o dia claro, ainda será possível notar a mudança na coloração da Lua nessas áreas. No restante das regiões Norte e Centro-Oeste, e também no Sul e no Sudeste, o eclipse vai começar às 7h30, já de dia, o que vai dificultar sua visualização. No Litoral do Nordeste, o fenômeno não será visível.

De acordo com a agência espacial norte-americana, a Nasa, o fenômeno será mais melhor visto no oceano Pacífico e em seu entorno. Neste fenômeno astronômico, a Lua passa pela sombra da Terra e, mesmo assim, recebe iluminação do Sol que variam en tons de vermelho.

A Lua vermelha também pode ser chamada popularmente de Lua Sangrenta. (EBC)