Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Imagem ilustrativa/da web

Foto: Imagem ilustrativa/da web

Os artesanatos produzidos pelos pacientes do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas estarão expostos na sede da Secretaria Municipal de Saúde nesta quinta-feira, 09. A exposição tem a finalidade de lembrar o Dia Mundial da Saúde Mental, 10 de outubro.

A exposição é fruto do trabalho desenvolvido através das terapias ocupacionais realizadas no CAP AD III. Entre o material exposto estão pinturas em tela, biscuit e crochê. Todos os produtos estarão à venda, os recursos arrecadados são destinados a compra de matéria-prima para a confecção dos artesanatos.

Já no dia 10, serão realizadas atividades recreativas e de saúde na sede do CAPS AD III, na quadra 106 Sul, Alameda 04, Lote 06. A comemoração, que será realizada no período da manhã, constará de café da manhã, workshop de beleza, oficinas de biscoito e reciclagem, além da apresentação teatral do grupo Encena do Ceulp Ulbra, que também estará presente no evento com a Tenda da Saúde.

Atendimento à Saúde Mental

O atendimento especializado na área de saúde mental no município é realizado no CAPS II, que atende pessoas com transtornos mentais, e no CAPS AD III, que é destinado a dependentes de álcool e drogas.

De acordo com a gerente de Saúde Mental, Rita de Cássia Azevedo, os CAPS oferecem um atendimento que prevê atenção integral, através dos tratamentos psicológico e psiquiátrico, acompanhados de terapias como de grupo e ocupacional, acompanhamento familiar, atividades físicas, dentre outros.

“Trabalhamos com o Projeto Terapêutico Singular, em que é desenvolvido um projeto único conforme a singularidade de cada paciente”, explica Rita.

Dia Mundial

Celebrado em 10 de outubro, data estabelecida pela Organização Mundial de Saúde, o Dia Mundial da Saúde Mental visa chamar a atenção pública para a questão da saúde mental global, e identificá-la como uma causa comum a todos os povos, ultrapassando barreiras nacionais, culturais, políticos ou socioeconômicas.

No Brasil a data além de lembrar das questões relativas à Saúde Mental, também celebra os avanços nessa área resultado das mobilizações do Movimento de Luta Antimanicomial, iniciado na década de 60. (Secom Palmas)