Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

A Caravana do Trabalho Seguro começa sua jornada por Tocantins, a fim de conscientizar empregadores e trabalhadores rurais da região sobre a utilização de agrotóxicos. A iniciativa faz parte da campanha “A vida muda quando você muda”, do Grupo de Trabalho Interinstitucional do Distrito Federal e Tocantins (Getrin 10), e atende à quarta meta do programa – a qual prevê a realização de um evento abrangente e multidisciplinar para a discussão de temas relacionados à prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.

O Getrin 10 passará pelas cidades de Araguaína, Gurupi e Palmas, respectivamente, nos dias 20, 21 e 23 de outubro, promovendo palestras de sensibilização com profissionais que apresentarão a ótica de cada um dos setores envolvidos no tema. Com a ação, a Caravana do Trabalho Seguro tem o intuito de fomentar a criação de núcleos ou comitês regionais não burocráticos e envolver os principais atores nos problemas reais, para que possam propor iniciativas pontuais ou continuadas.

As palestras serão proferidas pelo procurador regional do Trabalho (PRT6) e coordenador do Fórum Nacional de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos, Pedro Luiz Gonçalves Serafim da Silva; pelo representante do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Felismino Coelho Alves Filho; pelo superintendente regional do Trabalho e Emprego do Tocantins, Celso Cezar da Cruz Amaral Jesus; e o diretor do Sindicato dos Servidores Públicos do Tocantins, Paulo Antônio Pereira.

Depois das palestras, haverá debates e, em seguida, os participantes deliberarão sobre a carta de cada cidade do evento. No documento, serão firmados compromissos, intenções, propostas e requerimentos, que serão publicados, após deliberação específica do Getrin 10. A expectativa é que empregadores, trabalhadores rurais, estudantes, advogados, médicos e demais interessados participem das atividades da Caravana e contribuam para as discussões do trabalho seguro no campo.

Confira o itinerário da Caravana do Trabalho Seguro:

20/10 (segunda-feira) – Araguaína (Campus da UFT de Araguaína), às 15 horas;

21/10 (terça-feira) – Gurupi (Auditório da UFT), às 15h30;

23/10 (quarta-feira) – Palmas (Auditório da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego), às 15 horas.